No Ritmo do Coração: Como foi feito filme com atores surdos que conquistou Oscar

Créditos da imagem: Divulgação

Filmes

Artigo

No Ritmo do Coração: Como foi feito filme com atores surdos que conquistou Oscar

Omelete entrevistou a diretora do longa, Sian Heder; filme foi vendido para Apple por US$ 25 milhões

Omelete
4 min de leitura
28.03.2022, às 04H01.
Atualizada em 27.12.2022, ÀS 10H29

No Ritmo do Coração (CODA), grande vencedor do Oscar 2022, quebrou um recorde e tanto meses antes, no Festival de Sundance: os direitos do filme, nos Estados Unidos, foram adquiridos, pela Apple, pelo valor de US$ 25 milhões, o mais alto já registrado no evento. E não é difícil entender por que ele fez tanto sucesso e chegou ao prêmio mais cobiçado do cinema. P longa é um drama familiar comovente, que emociona e faz rir com sua história centrada em Ruby (Emilia Jones), adolescente ouvinte cujos pais e irmão são surdos.

Ruby tem de conciliar suas responsabilidades familiares com a sua paixão pela música, em uma trama que fala de amadurecimento e identidade. É uma fórmula universal bem executada -- que, segundo a diretora Sian Heder, tem se sobreposto a qualquer resistência que o público possa ter com o fato de que boa parte do filme está em ASL, a língua americana de sinais.

00:00/01:24
Truvid
auto skip

Tive muitas pessoas contando para mim que esqueceram que estão vendo um filme em língua de sinais. Depois dos primeiros minutos, elas estão completamente investidas na história, e eu acho isso muito empolgante”, disse ela em entrevista ao Omelete, em setembro de 2021.

A história e o significado do título

CODA, o título original do filme, é um acrônimo em inglês para Child of Deaf Adults (filho de adultos surdos, em tradução livre). Mas “coda” é, também, o nome dado à seção com que se termina uma música -- uma metáfora bem apropriada para a trama.

Daiel Durant, Marlee Matlin, Troy Kotsur e Emilia Jones, os atores de CODA
Divulgação

Heder, diretora que trabalhou em episódios de Orange Is The New Black e comandou o filme Tallulah, se apaixonou pela história ao vê-la retratada no filme francês A Família Bélier (2014), que serviu de base para sua versão: “Acho que a experiência de um CODA é muito única. Essas crianças se sentem parte da comunidade surda, mas ao mesmo tempo, são ouvintes, então elas têm que navegar nesses dois mundos”.

A cineasta, no entanto, quis dar um passo além do original, contratando colaboradores e atores surdos. “Queria encontrar uma forma de retratar a autenticidade dessa vivência, que nunca vemos nas telas”, contou.

Para isso, Heder -- que sabia que estava vindo como “um peixe fora d'água" para a comunidade -- deu início a um processo intenso. Ela entrevistou CODAs, aprendeu a língua de sinais, e começou a frequentar o Deaf West Theatre, uma companhia teatral que faz peças com atores surdos. Foi lá que ela encontrou Troy Kotsur, que vive Frank, o pai de Ruby (e é responsável por alguns dos momentos mais engraçados do longa).

A diretora Sian Heder e a atriz Emilia Jones nos bastidores de CODA
Divulgação

O que eu descobri é que tem muito talento dentro daquela comunidade, e havia muitas pessoas que poderiam ter feito esses papéis. Foi um processo de realmente encontrar as pessoas que se conectassem com esses personagens”, recordou. Além de Kotsur, completam a família de Ruby a vencedora do Oscar Marlee Matlin, como mãe da protagonista, e o ator Daniel Durant como seu irmão.

Os bastidores

A experiência nos bastidores do filme foi, também, única. “No começo, nós tínhamos sete intérpretes no set”, lembrou Heder. “Queríamos criar um ambiente em que a equipe pudesse falar com os atores, e todo mundo soubesse o que estava acontecendo. Mas quando eu tentei me comunicar com um intérprete, não gostei, porque eu não estava olhando os atores nos olhos”.

Com o aval do elenco, a diretora então começou a se comunicar com os atores em língua de sinais. “Nós tínhamos um intérprete pronto para agir se eu me perdesse com as palavras, mas foi um processo interessante de descobrir a minha voz criativa usando o meu corpo, e não uma língua falada”.

Ainda há a barreira das legendas?

Sobre o resultado final, Heder reconhece que é engraçado que seu remake de um filme francês também seja cheio de legendas para o mercado americano -- que por muitos anos foi considerado avesso a elas. Mas ela acredita que o cenário vem mudando bastante.

Acho que estamos em uma época muito multicultural, especialmente no entretenimento, com as pessoas abraçando histórias diferentes”, disse a cineasta. “Adolescentes estão acostumados com mensagens de texto, então ler legendas não parece grande coisa. Acho isso lindo porque permitiu às pessoas se expressarem em suas próprias línguas e não ter que sempre tornar tudo tão centrado no inglês”.

No Ritmo do Coração pode ser visto no Amazon Prime Video

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.