Filmes

Crítica

13º Distrito | Crítica

Remake estrelado por Paul Walker não tem vergonha de seu espírito de locadora

18.06.2014, às 19H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 15H20

Só mesmo as homenagens póstumas a Paul Walker para fazer um filme como 13º Distrito (Brick Mansions) chegar aos cinemas brasileiros. Não há demérito nisso; muitos filmes com espírito de locadora, como este remake do francês Banlieue 13, feitos para consumo rápido, têm mais valor do que produções "de respeito" que frequentemente têm medo de assumir os clichês de gênero que reciclam.

13 distrito

None

13 distrito

None

E esse receio 13º Distrito não tem, muito menos vergonha. Walker faz um policial que se infiltra num gueto para impedir uma explosão nuclear. Com exceção do parkour, modismo dos anos 2000 (representado aqui pelo astro do original, David Belle), é como se o espectador estivesse diante de uma fita dos anos 1990, de Steven Seagal ou Jean-Claude Van Damme, com seus estereótipos de hombridade e suas ridículas situações de tensão.

Uma das diversões oferecidas por 13º Distrito é listar essas familiaridades: tem o vilão sofisticado que cozinha, os vilões engravatados caricatos (por que os dois militares juntos o tempo todo com o prefeito?), tem o capanga gigante como chefe-de-fase e não poderiam faltar os personagens nomeados como piada (um deles chama Tom Berenger...). O próprio filme visivelmente se diverte com esses chavões e o roteiro de Luc Besson não tem a menor paciência com preliminares: o herói entra no GQ do vilão pela porta da frente, quando não entra já caindo pelo telhado.

Na mão de um Robert Rodriguez, esse material ganharia um tom autoparódico, mas não há muito traço de ironia em 13º Distrito; quando aparece um foguete soviético como MacGuffin, por exemplo, Rodriguez forçaria o zoom para demarcar a piada, mas Camille Delamarre dirige este remake com um fio de seriedade como se acreditasse, de fato, em um mundo de cinema onde ainda se trocam chutes e socos sob um perigo nuclear.

É evidente que o valor de 13º Distrito não vai muito além do que esse tipo de obra promete, mas só de ver - numa sala de cinema, esse espaço nobre tão vilipendiado - um filme B que não se refugia na paródia já vale o ingresso.

13º Distrito | Cinemas e horários

Nota do Crítico
Regular
13º Distrito
District B13
13º Distrito
District B13

Ano: 2013

País: França, Canadá

Classificação: 14 anos

Duração: 86 min

Direção: Camille Delamarre

Elenco: Paul Walker, David Belle, RZA, Robert Maillet, Carlo Rota, Kalinka Petrie, Bruce Ramsay, Kwasi Songui, Catalina Denis, Ayisha Issa, Jade Hassouné

Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.