Filmes

Crítica

7 Dias em Havana | Crítica

Semana em Cuba tem saldo positivo

20.10.2014, às 15H35.
Atualizada em 12.11.2016, ÀS 00H01

Filmes coletivos podem ser uma armadilha. Tudo depende da matemática final, se o número de curtas bons supera o de ruins. Nas contas de 7 dias em Havana, o resultado é positivo: das sete histórias, apenas duas não mantêm o nível da semana.

sete dias em havana

None

sete dias em havana

None

sete dias em havana

None

Benicio Del Toro abre o filme com "Yuma", conto sobre um jovem ator (Josh Hutcherson, de Jogos Vorazes) que vai para Cuba estudar cinema.  O gringo é chamado de Yuma pelos locais em referência, explica o balconista de um bar, ao filme 3:10 to Yuma (Galante e Sanguinário no Brasil), estrelado por Glenn Ford em 1957 – que teria se destacado entre as produções permitidas pelo regime comunista na década de 60. Del Toro dirige bem sua segunda em Havana. Porto-riquenho, o ator/diretor consegue retratar com consistência os desentendimentos culturais entre o gringo e os cubanos.

A semana segue com “Jam Session”, do argentino Pablo Trapero. O diretor sérvio Emir Kusturica interpreta a si mesmo como o grande homenageado do Festival de Havana. Em meio a uma crise matrimonial, o sérvio se mostra descontrolado, encontrando paz graças à música do seu motorista. O curta tem uma bela cena em contraluz, com o mar cubano tomando o quadro enquanto os personagens apreciam o amanhecer e resolvem suas vidas.

"A Tentação de Cecilia", do espanhol Julio Medem é a primeira queda de 7 Dias em Havana. O curta tenta mostrar o drama cubano da busca por uma vida melhor fora da ilha nas dúvidas da jovem que é seduzida por um empresário europeu (Daniel Brühl). A história, porém, fica apenas no romance folhetinesco e o bolero que dialoga com a trama acaba deixando o filme de Medem com cara de mero capítulo de novela.

Na quinta-feira, o diretor palestino Elia Suleiman sobe o nível com "Diário de um Principiante”. Suleiman coloca-se no centro da história na pele de um visitante que aguarda ser recebido por Fidel Castro. Enquanto espera o término de um longuíssimo discurso, o cineasta passeia pela cidade, contempla os locais e cria situações de humor tão ricas quanto sutis. Logo depois, mais uma queda com o episódio assinado por Gaspar Noé. “Ritual” foca em um exorcismo homofóbico, uma filha submetida a um rito de purificação depois que os pais a surpreendem na cama com outra garota. Enquanto o curta de Suleiman consegue emocionar sem dizer apenas uma palavra, contudo, o filme de Nóe cria um silêncio constrangedor, onde o que se vê em tela são apenas as fixações do diretor.

O final de semana tem bons momentos, começando com “Doce-amargo”, do cubano Juan Carlos Tabío.  A história mostra a odisseia de um casal - ela psicóloga, ele um militar aposentado - para reforçar a renda familiar com a venda de alguns doces.  O humor fica por conta do grau de dificuldade que a tarefa simples ganha em Havana: não há ovos suficientes, falta luz e o casal não tem autorização para fazer doces, logo, a farinha precisa ser contrabandeada por um amigo. As mesmas dificuldades aparecem no domingo com “A Fonte", do francês Laurent Cantet. Focado no sincretismo religioso cubano, o curta bem-humorado acompanha o esforço dos moradores de um cortiço para atender os desejos de uma mãe de santo: uma fonte para a Virgem Maria no meio da sua sala.

A música, a religião e o sexo são os três temas que unem os curtas, muito mais que os pequenos pontos em comum forçados às tramas para fingir consistência. Nos sete dias passados em Havana, o espectador tem a chance de ver uma Cuba não idealizada pelo regime castrista, mas ainda assim romantizada. É uma ilha apaixonante, povoada por personagens exóticos, enérgicos e, apesar de tantas dificuldades, muito bem-humorados.

Nota do Crítico
Bom
7 Dias em Havana
7 Días en la Havana
7 Dias em Havana
7 Días en la Havana

Ano: 2012

País: França, Espanha

Classificação: 14 anos

Duração: 129 min

Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.