O recado é claro, fica implícito logo nas primeiras cenas. A jovem Ruby Baker (Leelee Sobieski) assiste a um filme de terror, tipicamente grosseiro, juntamente com as amigas. Enquanto as garotas se esgoelam entre cenas de mortes sangrentas, Ruby come a sua pipoquinha na maior tranqüilidade. Assim, através das entrelinhas irônicas, o diretor Daniel Sackhein avisa: o seu filme, A casa de vidro (The Glass House, 2001), busca atingir os fãs do suspense juvenil, mas está longe de se agarrar em tramas implausíveis ou em carnificinas banais.
Nenhuma relação com o roteiro que o escritor Truman Capote (1924-1984) produziu, em 1972, para o filme de televisão The Glass House. No thriller psicológico do estreante Sackhein – um diretor oriundo da TV, com passagens em alguns episódios de Arquivo X e E.R. –, os sustos acompanham a adolescência problemática de Ruby e de seu irmão caçula, Rhett (Trevor Morgan). Seus pais morrem, num acidente de carro, exatamente na noite em que completariam vinte anos de casamento. O seguro proporciona uma gorda dinheirama aos dois órfãos. Mesmo assim, Ruby e Rhett não têm com quem morar até que aparecem, como seus tutores, dois ex-vizinhos, Erin (Diane Lane) e Terry Glass (Stellan Skarsgard).
Assim, os órfãos transferem-se, de uma vizinhança pacata, para uma mansão à beira de um penhasco, na praia chique de Malibu – uma casa toda transparente, a "Casa de Vidro". Logicamente, o local servirá de palco aos sustos. Ruby e Rhett, atordoados, percebem que os mais próximos podem ser os mais perigosos. No geral, Sackhein poderia se arriscar mais, aumentar o mistério ao invés de facilitar o entendimento do público. Talvez a sua pouca prática nos longas-metragens também influencie negativamente o ritmo. Por outro lado, com atuações competentes dos experientes Lane e Skarsgard, com alguns bons nós narrativos e algumas cenas de humor involuntário (o final é ótimo, de tão engraçado), A casa de vidro realmente supera qualquer terrorzinho barato. A mansão, no entanto, está longe de repetir o Motel Bates do clássico Psicose, que o mestre Alfred Hitchcock (1899-1980) filmou em 1960. Esse sim é impecável.
A Casa de Vidro
The Glass House
Ano: 2001
Gênero: Suspense
País: EUA
Classificação: 16 anos
Duração: 110 min
Direção: Daniel Sackheim
Elenco: Leelee Sobieski , Trevor Morgan , Stellan Skarsgård , Diane Lane , Bruce Dern , Kathy Baker , Chris Noth , Michael O'Keefe , Vyto Ruginis , Gavin O'Connor , Carly Pope , China Shavers , Agnes Bruckner , Michael Paul Chan , Rachel Wilson
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários