Em um de seus mais famosos bordões, Chacrinha dizia que não veio para explicar, mas sim para confundir. A máxima de um dos mestres dos programas de auditório do Brasil serve como uma luva para o cenário sobre o qual a comédia A Entrevista (The Interview, 2014) se baseia: a Coreia do Norte, o último país comunista que se mantém como era durante a Guerra Fria e um dos locais mais fechados do planeta Terra.
A atmosfera de mitos alimentada pela falta de informações do Ocidente sobre os norte-coreanos - e a forma distorcida sobre como a mídia mostra o país - é a pedra fundamental do filme. Os dois protagonistas trabalham nessa indústria: Aaron Rapoport (Seth Rogen) é o produtor do talk show de Dave Skylark (James Franco, mais intencionalmente retardado do que de costume), que fatura audiência em cima de entrevistas bombásticas com celebridades.
Insatisfeito com seu trabalho, Rapoport vê uma chance de mudar a vida ao descobrir que o líder supremo da Coreia do Norte, Kim Jong-un, é fã do programa de Skylark. Por um milagre, ele consegue uma entrevista com o ditador e vira alvo de piada de toda a mídia política norte-americana. Os únicos a não fazerem troça com eles são a CIA, que quer aproveitar a oportunidade para assassinar o comandante norte-coreano.
Apesar de todo o clima de filme de espionagem, o estilo de comédia políticamente incorreta é exatamente o mesmo de todos os outros filmes escritos pela dupla formada por Rogen e Evan Goldberg, como Superbad - É hoje (2007), É o Fim (2013) e o ótimo Segurando as Pontas (2008): há dupla de amigos que se zoam, mas se amam com Rapoport e Skylark; há cenas que não têm medo de apelar para o ridículo (em especial, durante a entrevista que dá nome ao filme); e, claro, há várias piadas e cenas com drogas e sexo.
Quem acaba roubando a cena é o próprio Jong-un, interpretado por Randall Park. A admiração por Skylark acaba se transformando em uma amizade, e as cenas com os dois são as mais engraçadas do filme, parte por conta das situações e diálogos absurdos, parte por conta da ótima química entre Park e Franco, cujos personagens nos fazem crer, entre um jogo de basquete e um passeio de tanque, que eles têm muitos pontos em comum.
Apesar de toda a situação que se criou em torno da estreia do filme, no fim, ele é muito menos polêmico do que parece. Em seus melhores momentos, é uma boa sátira sobre a mídia e como ela mostra o mundo; em seus piores, é um pastiche das piadas já conhecidas (e cada vez mais batidas) de Rogen e Goldberg. E, na maioria do tempo, é uma comédia mediana que vai ser mais lembrada pelo que aconteceu fora das telas.
A Entrevista | Cinemas e horários
Ano: 2014
País: EUA
Classificação: 16 anos
Duração: 112 min
Direção: Seth Rogen, Evan Goldberg
Roteiro: Dan Sterling, Seth Rogen, Evan Goldberg
Elenco: Seth Rogen, Lizzy Caplan, James Franco, Randall Park