Filmes

Crítica

Além da Morte | Crítica

Remake de Linha Mortal é oportunidade perdida

19.10.2017, às 18H37.
Atualizada em 19.10.2017, ÀS 19H09

Um dos maiores pecados cinematográficos é o desperdício, quando um filme dá pistas do quanto poderia ser bom, mas opta pelo exato oposto. Nesse sentido, Além da Morte é pecaminoso. Remake de Linha Mortal, filme de 1990 comandado por Joel Schumacher e estrelado por Kiefer Sutherland, Julia Roberts, Kevin Bacon, William Baldwin e Oliver Platt, a nova versão usa a trama dos jovens médicos e seus experimentos com a morte para enfileirar clichês de terror enquanto evita criar qualquer atmosfera capaz de envolver o espectador.

Como no roteiro original de Peter Filardi, a ideia é que ao forçar a própria morte e voltar, os estudantes despertam a culpa de erros do passado, memórias que se transformam em assombrações. Dessa premissa, um diretor inspirado poderia criar um terror psicológico que levasse para a tela todas as sensações envolvidas no processo, da euforia do primeiro contato com o pós morte a angústia de confrontar os próprios erros. Porém, o dinamarquês Niels Arden Oplev (Os Homens que Não Amavam as Mulheres) trata o filme como um sobrenatural de quinta categoria.

A composição de cena e os enquadramentos são desinteressantes, assim como seus personagens. Mesmo com um bom elenco (com destaque para Ellen Page, Diego Luna e James Norton e uma participação bizarra de Sutherland, que não reprisa o personagem de 1990), a nova versão criada por Ben Ripley se esquiva de aprofundar qualquer personalidade ou situação, mesmo lidando com uma temática de extremos como vida e morte. Cada ida para o além dos personagens é uma promessa não concretizada de que a trama finalmente vai engatar, de que o remake finalmente vai mostrar a que veio. No acúmulo de falhas, o que era promissor se torna cômico.

Do seu enredo e elenco, Além da Morte podia tirar um filme na linha de Repulsa ao Sexo (1965) ou Cisne Negro (2010), nem que copiasse descaradamente as soluções de Roman Polanski e Darren Aronofsky. Era melhor do que se limitar a ser mais um “remake desnecessário”. Uma história que voltou à vida para ser esquecida.

Nota do Crítico
Ruim
Além da Morte
Flatliners
Além da Morte
Flatliners

Ano: 2016

País: EUA

Classificação: 14 anos

Duração: 105 min

Direção: Niels Arden Oplev

Roteiro: Ben Ripley

Elenco: Ellen Page, Diego Luna, Nina Dobrev, James Norton, Kiersey Clemons, Kiefer Sutherland, Charlotte McKinney, Beau Mirchoff, Steve Byers, Tyler Hynes, Madison Brydges, Jenny Raven, Daniela Barbosa, Anna Arden, Miguel Anthony, Jacob Soley, Beau Mirchoff, Kiefer Sutherland, Charlotte McKinney, Daniela Barbosa, Wendy Raquel Robinson, Lisa Codrington, Emily Piggford, Martha Girvin, Taylor Trowbridge, Richard Young, Mary Grant, Nadine Roden, Stefano DiMatteo, Jimi Shlag, Natasha Bromfield, Jelena Savic, Brian King, Ali Schwartz, Jessica Rose, Danny Gallagher, Avery Bederman, Tarah Consoli, Elena Khan, Corey Chainey, Byron Abalos, Matthew Mease, Janet Porter, Ellie Patrikios

Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.