Misturar várias histórias num mesmo filme é um artifício muito usado em filmes como Pulp Fiction, Amores Brutos ou Go - Vamos Nessa, que são produzidos visando atingir principalmente os jovens que gostam de Rock n Roll e música eletrônica, drogas, violência e aventuras. Definitivamente, este não é o público de As Horas (The Hours, 2002), de Steven Daldry.
Baseado no livro homônimo, de Michael Cunningham, As Horas é não linear desde o começo. Tempo e espaço são apenas um detalhe. Não importa se o que aparece na telona é o subúrbio londrino da década de 20 de Virgina Wolf (Nicole Kidman), a Los Angeles do pós-guerra em que vive Laura Brown (Julianne Moore), ou a Nova York de Clarissa Vaughn (Meryl Streep), em 2001.
As Horas
O elo entre as três mulheres é a Sra. Dalloway. Wolf está escrevendo o livro que a tornou famosa. Brown, nos anos 40, está lendo a obra e sendo influenciada por cada dia na vida da protagonista. E Vaughn, uma agente literária, foi apelidada por Richard (Ed Harris) de Sra. Dalloway, pois aparenta uma falsa felicidade para esconder sua tristeza.
O diretor de Billy Elliot usou sua experiência como conceituado diretor de teatro para arrancar atuações impecáveis de gente do calibre de Meryl Streep, Julianne Moore e Ed Harris. Porém, assim como em Cyrano de Bergerac e Pinóquio, todo mundo só parece prestar atenção numa coisa: o nariz. No caso, o nariz falso de Nicole Kidman.
Apesar de uma atuação realmente diferenciada, Kidman não faz nada a mais do que as outras protagonistas. Sua indicação ao Oscar de Melhor Atriz é apenas mais uma prova de que Hollywood funciona como o mercado financeiro e quem está em alta hoje é Nicole Kidman.
As Horas surgiu como um livro, virou um excelente filme. Mas se fosse uma música, seria um Blues. Triste e lindo.
Ano: 2002
País: EUA
Classificação: 14 anos
Duração: 110 min
Direção: Stephen Daldry
Elenco: Nicole Kidman, Julianne Moore, Meryl Streep, Stephen Dillane, Miranda Richardson, George Loftus, Charley Ramm, Sophie Wyburd, Lyndsey Marshal, Linda Bassett, Christian Coulson, Michael Culkin, John C. Reilly, Jack Rovello, Toni Collette, Ed Harris, Allison Janney, Claire Danes, Jeff Daniels