Filmes

Crítica

Cinema, Aspirinas e Urubus | Crítica

Cinema, aspirinas e urubus

10.11.2005, às 00H00.
Atualizada em 18.11.2016, ÀS 06H13
Cinema, aspirinas e urubus
Brasil, 2005
Drama - 99 min

Direção: Marcelo Gomes
Roteiro: Karim Ainouz, Paulo Caldas, Marcelo Gomes

Elenco: Peter Kenath, João Miguel, Hermila Guedes, Mano Fialho

É muito bom ver o bom cinema brasileiro representado na tela. A agradável surpresa da vez - talvez não tão surpresa assim, pelo passado como roteirista e curta-metragista - é o diretor Marcelo Gomes, com seu muito bem realizado, Cinema, aspirinas e urubus.

Passa-se no sertão nordestino, em 1942, durante a II Guerra Mundial, por onde viaja um alemão, Johan (Peter Kenath), como representante da Bayer, vendendo de maneira engenhosa o famoso remédio para dor de cabeça - leva consigo uma tela e um projetor de cinema, e em cada parada exibe documentários, sobre a pujança de São Paulo, por exemplo, e também pequenos filmes publicitários sobre o seu produto. No caminho, dá carona a várias pessoas, mas entra em cena Ranulpho (João Miguel), que passa a acompanhá-lo e ajudá-lo, por uma compensação monetária, já que seu objetivo é fugir daquela pobreza para o Rio de Janeiro.

O filme é primorosamente bem fotografado, com luz estourada - que vista através do pára-brisas do carro passa a sensação de um calor infernal e interminável, transmitido junto com suas imagens áridas numa pequena tela de cinema.

O diretor fala de preconceitos, invertendo o clichê, e criando um nordestino que fala mal, o tempo todo, de seus conterrâneos - numa interpretação superbacana e cheia de nuances de João Miguel - e colocando na telona um alemão - pacifista em tempo de guerra, que foge do conflito que atravessa o oceano e bate na orla nordestina (não, não é momento de se discutir a real origem das bombas que afundaram navios na nossa costa) incutindo dúvidas e medo no seu porvir.

É uma história sobre o descobrimento do real significado da amizade, de pessoas amarguradas, e por isso escondidas sob um manto de falsa malandragem.

Cid Nader é editor do site cinequanon.art.br

Nota do Crítico
Bom
Cinema, Aspirinas e Urubus
Cinema, Aspirinas e Urubus
Cinema, Aspirinas e Urubus
Cinema, Aspirinas e Urubus

Ano: 2005

País: Brasil

Classificação: 12 anos

Duração: 100 min

Direção: Marcelo Gomes

Elenco: João Miguel, Peter Ketnath, Madalena Accioly, Jeane Alves, Veronica Cavalcanti, Jorge Clésio, Daniela Câmara, Lúcia do Acordeon, Mano Fialho, Francisco Figueiredo, Paula Francinete, Hermila Guedes, Sandro Guerra, Irandhir Santos

Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.