Cena de Como Ganhar Milhões Antes que a Avó Morra (Reprodução)

Créditos da imagem: Cena de Como Ganhar Milhões Antes que a Avó Morra (Reprodução)

Filmes

Crítica

Deliberado e detalhista, Como Ganhar Milhões se esquiva muito bem do dramalhão

Quanto tempo será que demora para Hollywood produzir um remake inferior?

Omelete
4 min de leitura
19.12.2024, às 15H51.

Como Ganhar Milhões Antes que a Avó Morra é um fenômeno. Lançado no último mês de abril na Tailândia, o longa de Pat Boonnitipat quebrou recordes de bilheteria na Ásia, superando 10 milhões de espectadores pelo continente, antes de expandir o circuito pelo mundo e bater na porta dos US$ 100 milhões de faturamento global. Não bastasse isso, a dramédia sobre um neto que resolve cuidar da avó doente para tentar garantir sua herança completou o bingo do sucesso contemporâneo ao virar tendência no TikTok, com milhares de usuários postando vídeos às lágrimas após suas sessões do longa. Adicione aí a aclamação da crítica especializada, e você tem a receita de um sucesso internacional que - quer apostar? - Hollywood não vai demorar muito para cooptar para si em remake.

Acontece que, como já rolou tantas e tantas vezes antes, é provável que Como Ganhar Milhões Antes que a Avó Morra chegue ao cinema anglófono transformado em uma história que coopta tudo o que ele tem de mais “Hollywood” enquanto se esforça para esquecer o que ele tem de mais… particular, digamos assim. E não é que faltem elementos no filme de Boonnitipat para aproximá-lo de um melodrama familiar açucarado no melhor estilo da temporada de premiações hollywoodiana - há de fato algo de familiar nos passos que o roteiro (assinado pelo cineasta ao lado de Thodsapon Thiptinnakorn) dá, na forma como ele arquiteta e resolve os conflitos que estão no seu centro, e até na pretensão de retratar e condenar uma geração marcada pela alienação familiar e pelo cinismo.

O que o faz um exemplar tão interessante desse cinema frequentemente previsível, no entanto, é que Como Ganhar Milhões recusa todos os grandes momentos de virada emocional que marcariam uma versão “filme de Oscar” dessa mesma história. É claro que o protagonista M (Putthipong Assaratanakul, conhecido pelo pseudônimo Billkin na indústria televisiva da Tailândia, onde estrelou sucessos do gênero LGBTQIAPN+ boys love) acaba emocionalmente envolvido com a avó (Usha Seamkhum), por exemplo, mas o roteiro recusa a resumir esse arco a um grande momento de catarse, uma realização dramática do erro de suas intenções originais. Desenvolver uma consciência não é um ato de mágica narrativa - é tudo sobre hábito.

Justamente nos hábitos que retrata, inclusive, é que Como Ganhar Milhões encontra o seu acerto mais extraordinário. A construção da personagem da avó, Mengju, por exemplo, é toda em cima de como o neto vai descobrindo a rotina dela - e nessa descoberta o filme vai desvelando uma visão inteligente das vicissitudes da terceira idade, que vai muito além dos parentes interesseiros que se aproximam com agrados cheios de segundas intenções. As amizades na vizinhança, forjadas nas agruras em comum; os momentos de respiro que se acham nos prazeres mais simples do dia a dia, na repetição de padrões que nem tem mais sentido prático; o humor e a vivacidade que vão se enterrando por baixo das dificuldades de viver em um corpo que se deteriora. Mengju respira (e sua intérprete prospera) nessa versão crível da velhice, cheia de dramas e vazia de melodramas.

Por trás das câmeras, enquanto isso, Boonnitipat afeta uma naturalidade teimosa, mas inegavelmente eficiente. Como Ganhar Milhões Antes que a Avó Morra é um filme todo de cores mudas, preenchendo suas 2h de projeção com imagens dos espaços vazios e ocupados de uma metrópole em constante movimento, pintada aqui na contradição de inóspita e calorosa que vai ser familiar para qualquer um que vive em uma região similar. As imagens do filme nunca são chocantes, e seus cortes são sempre sensíveis - logo depois de uma primeira lágrima, logo antes de um momento de agonia que se estenderia para além do que é necessário na comunicação da trama. É uma obra que alcança elegância e sentimentalismo pela via da despretensão, uma aposta que só funciona porque o filme todo está harmonizado em torno dela.

E é aí que está o problema com o inevitável remake hollywoodiano, no fim das contas. Via de regra, os estadunidenses não resistem à tentação de apelar para o sensacionalismo, a segurar a câmera no momento em que as muralhas do cotidiano desmoronam e o turbilhão por trás delas fica exposto. Eles frequentemente fazem cinema como expurgação, ou ao menos como esporte de massa, e é claro que isso por vezes funciona… com o narrador certo, qualquer jogo é final de campeonato. Acontece, é claro, que Como Ganhar Milhões funciona justamente por sua recusa a entrar em campo.

Nota do Crítico
Ótimo
Como Ganhar Milhões Antes que a Avó Morra
Lahn Mah
Como Ganhar Milhões Antes que a Avó Morra
Lahn Mah

Ano: 2024

País: Tailândia

Duração: 125 min

Direção: Pat Boonnitipat

Roteiro: Thodsapon Thiptinnakorn, Pat Boonnitipat

Elenco: Putthipong Assaratanakul, Usha Seamkhum

Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.