Quase tudo o que você precisa saber sobre A Rainha dos Condenados (Queen of the Damned, 2002) pode ser resumido em uma só frase: Prevendo o resultado final da produção, a Warner Bros. decidiu lançar o filme direto em vídeo e DVD. O amargo destino, temido por qualquer produção de respeito, só mudou porque a principal protagonista, a cantora de rhythm & blues Aaliyah, morreu ano passado num acidente de avião. Como celebridades mortas costumam resultar em boas cifras nos meses seguintes ao seu falecimento, a WB rapidamente mudou de idéia e anunciou o lançamento do filme nos cinemas.
Baseado nas crônicas vampirescas de Anne Rice, que já renderam a adaptação de Entrevista com o Vampiro (Interview with the Vampire, 1994), o filme carece de tudo que seu predecessor teve: Talentos no elenco, na direção, orçamento maior e, principalmente, um LIVRO melhor como base. Enquanto Entrevista... destacou-se como o primeiro livro a mostrar os chupadores de sangue como almas atormentadas e melancólicas, sem utilizar o fácil recurso da violência gratuita, os trabalhos seguintes da escritora sobre o tema são meras sombras maçantes de sua obra inicial, tolerados apenas por fãs fervorosos das criaturas da noite.
No papel do vampiro Lestat de Lioncourt, que foi de Tom Cruise em 1994, está Stuart Townsend. Ao seu lado, a já citada Aaliyah como Akasha, a rainha dos condenados do título. Ambos não conseguem extrair o menor susto ou emoção da platéia. Algumas risadinhas, talvez.
O filme mostra a história de Lestat, o vampiro que decidiu se tornar estrela do rock e, com isso, despertou a mãe de todos os vampiros. Só que ela agora decide dominar o planeta, que já foi seu na Antigüidade. Mais clichê do que isso, só mesmo a seqüência em que a malvada arranca o coração de outro vampiro e o morde, ainda pulsante. Não estou brincando. Eles tiveram a coragem de usar essa cena.
Entra no rolo Jesse (Marguerite Moreau), integrante de uma sociedade secreta que estuda todas as formas de paranormalidade. Ela se apaixona pelo vampiro roqueiro e - ADIVINHE - resolve se entregar a ele para se tornar também uma bebedora de sangue.
A única coisa que salva o filme - ao menos para quem aprecia o sexo feminino - é mesmo Aaliyah, que está sensual ao extremo em seu modelito egípcio. Pena que aparece tão pouco...
Enfim, se você aprecia gente com caninos salientes, ligue a TV e fique com Buffy, a caça-vampiros. Sem sombra de dúvida, cem vezes mais legal. Ou então espere Blade II, que logo, logo chegará ao Brasil. Esse sim um vampiro com V maiúsculo!
A Rainha dos Condenados
Queen of the Damned
Ano: 2002
Gênero: Ação
País: EUA
Classificação: 14 anos
Duração: 110 min
Direção: Michael Rymer
Elenco: Aaliyah , Stuart Townsend , Marguerite Moreau , Vincent Pérez , Lena Olin , Claudia Black
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários