Filmes

Crítica

Jurassic Park III | Crítica

Corra, os dinossauros voltaram!

19.07.2001, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H12

Em 1993, Steven Spielberg criou uma das franquias mais bem sucedidas do cinema: Jurassic Park. O filme contava a história de um zoológico tipo Simba Safari, em que os visitantes poderiam passear no meio dos animais. O diferencial é que os bichos que estavam soltos ali não eram leões, zebras e camelos. Eram dinossauros! Com a ajuda dos computadores da Industrial Light and Magic, seres pré-históricos foram criados com uma "veracidade" inédita até então.

Quatro anos depois, em 1997, o diretor de ET e Indiana Jones mostra ao mundo Jurassic Park II - O Mundo Perdido. Até hoje, 19 de julho de 2001, este filme é o recordista em arrecadação no fim de semana de estréia. Da história original, só estava presente o matemático Ian Malcolm (Jeff Goldblum). Desta vez, o roteiro pecava pela falta de originalidade e os dinos já não eram mais novidade. Mas mesmo assim, conseguiu superar a bilheteria de seu antecessor.

Seguindo fielmente uma regra criada por si mesmo e que prega "a diferença mínima de quatro anos entre dois filmes da mesma série", Spielberg deu o sinal verde para que começasse o terceiro estouro de dinossauros. Desta vez, porém, deixou o cargo de diretor para Joe Johnston (Jumanji, Querida Encolhi as Crianças).

Diga-me com quem andas...

Ex-funcionário da ILM, Johnston foi apadrinhado por nada menos que George Lucas. Em Jurassic Park III ele prova que a confiança depositada não foi em vão. Com muita certeza do que queria, ele recusou dois roteiros e começou a rodar o filme sem um final. Chamou Don Davis (Matrix) para criar novas músicas a partir da famosa trilha sonora composta por John Williams (Superman, Indiana Jones). Na cena inicial, Johnston e Davis quase conseguiram recriar a tensão do clássico Tubarão, da dupla Spielberg-Williams.

Para um dos papéis principais, ele resgatou o Dr. Alan Grant (Sam Neill), o paleontólogo que ficou famoso ao conseguir voltar vivo do Parque dos Dinossauros. "Nada no céu ou na terra me fará voltar àquela ilha", dizia ele antes de receber um pomposo cheque de Paul e Amanda Kirby (William H. Macy e Téa Leoni). Uma coincidência: a citação acima caberia muito bem na boca do ator, que havia se negado a participar do Mundo Perdido.

A partir deste ponto, a trama começa a se mostrar tão previsível quanto no primeiro filme, mas, muito melhor amarrada que o segundo. Desta vez, os animais parecem ainda mais reais. (E se no primeiro, o grande vilão era o T-Rex e no segundo, os Velociraptors, agora, você será apresentado ao Espinossauro.

Com todos os méritos e defeitos de JPIII, há várias formas de encará-lo. Se você é do time que conseguiu gostar até do Mundo Perdido, não irá se decepcionar. Se você simplesmente ignora a existência da famosa "parte II" - fato comum à série Highlander -, este filme retoma o original e se mostra uma ótima oportunidade de dar umas risadas e, principalmente, se segurar na cadeira dos cinemas. Mas se você não viu, não vai ver e tem raiva de quem viu, esqueça: como seus predecessores, JPIII só está aí para divertir e, claro, gerar (muito) dinheiro. Enfim, corra (em qualquer sentido), pois os dinossauros estão de volta!!!

Jurassic Park III (UIP) - Ficção Científica
Jurassic Park III. EUA, 2001.
Dir. Joe Johnston. Com Sam Neill, Tea Leoni, William H Macy, Trevor Morgan, Alessandro Nivola, Michael Jeter, Laura Dern, John Diehl. Duração: 1h32

Nota do Crítico
Bom
Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993)
Jurassic Park
Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993)
Jurassic Park

Ano: 1993

País: EUA

Classificação: 18 anos

Duração: 127 minutos min

Direção: Steven Spielberg

Elenco: Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum, Richard Attenborough, Bob Peck, Martin Ferrero, Joseph Mazzello, Ariana Richards, Samuel L. Jackson, BD Wong, Wayne Knight, Gerald R. Molen, Miguel Sandoval, Cameron Thor, Christopher John Fields, Greg Burson, Whit Hertford, Dean Cundey, Jophery C. Brown, Tom Mishler, Adrian Escober, Richard Kiley, Brad M. Bucklin, Laura Burnett, Gary A. Rodriguez, Brian Smrz, Robert 'Bobby Z' Zajonc

Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.