Filmes

Crítica

Crítica: Asterix & Obelix: Missão Cleópatra

Sequencia de Asterix e Obelix contra César

25.10.2002, às 00H00.
Atualizada em 11.11.2016, ÀS 03H12

Asterix, Obelix e o fiel Ideiafix

A bela Cleópatra (e que nariz!)

Os Pi´atas aparecem três
vezes no filme

Seis meses depois de seu lançamento na França, onde foi recebido com grande entusiasmo pelo público (obtendo 13 milhões de dólares em sua estréia), chega ao Brasil Asterix & Obelix: Missão Cleópatra (Astérix & Obélix: Mission Cléopâtre, por Alain Chabat - França, 2002).

A seqüência de Asterix e Obelix contra César (Astérix et Obélix contre César, por Claude Zidi - França, 1999) conta novamente com Gerard Depardieu como Obelix e Christian Clavier como Asterix. Desta vez, a dupla trabalha na adaptação para as telonas de um dos maiores clássicos dos quadrinhos criados por René Goscinny (roteiros) e Albert Uderzo (desenhos), Asterix e Cleópatra.

O filme começa com uma discussão entre a belíssima Cleópatra (Monica Bellucci, de O pacto dos Lobos), e o Imperador romano César (interpretado pelo próprio diretor do filme, Alain Chabat). A rainha do Egito grita e esperneia afirmando que seu povo é o melhor do mundo, pois construiu as pirâmides e os templos dos faraós. César ri disso tudo dizendo que os egípcios podem até ter sido um povo grandioso, mas foram conquistados pelos romanos. Irada, Cleópatra torce o nariz (e que nariz!), e lança um desafio: em três meses construirá um suntuoso palácio para o imperador, que terá que admitir publicamente, caso a obra fique pronta no prazo, que os egípcios ainda são um grande povo.

Cleópatra convida o arquiteto "vanguardista" Numeróbis (Jamel Debbouze, de O fabuloso destino de Amélie Poulain) com a seguinte proposta: ou consegue o intento, ou será atirado aos crocodilos. Desesperado, ele parte para uma certa "irredutível aldeia gaulesa", na qual buscará a ajuda de um lendário druida, cuja poção mágica é capaz de tornar invencível qualquer pessoa. Assim, Asterix, Obelix, Panoramix (Claude Rich) e Numeróbis partem para o distante Egito com uma árdua tarefa à frente...

A transposição da história em quadrinhos para a película é perfeita. Diálogos inteiros são transcritos para as telonas, bem como o visual, absolutamente impecável. Com orçamento muito maior que seu antecessor, a produção também conseguiu melhorar seus efeitos especiais (que já eram bacanas), figurinos e cenários. As poucas derrapadas acontecem quando o diretor mistura animação com filmagem, mas são tão poucas que não justificariam uma crítica negativa.

Com tanto esmero na adaptação, talvez a única coisa que pode desagradar aos fãs mais conservadores dos gauleses é introdução de dezenas de referências pop à história. Trata-se de um artifício para tornar o filme mais reconhecível aos olhos do preconceituoso público norte-americano, que deve finalmente assistir às duas adaptações (ainda inéditas por lá) em 2003.









Asterix & Obelix: Missão Cleópatra
(
Astérix & Obélix: Mission Cléopâtre)
França, 2002


Direção: Alain Chabat
Roteiro:
Alain Chabat, baseado na HQ de René Goscinny e Albert Uderzo
Elenco: Gérard Depardieu, Christian Clavier, Jamel Debbouze, Monica Bellucci,
Claude Rich, Gérard Darmon, Alain Chabat




Nota do Crítico
Bom
Cleópatra (2007)
Cleópatra
Cleópatra (2007)
Cleópatra

Ano: 2007

País: Brasil

Classificação: 18 anos

Duração: 117 min

Elenco: Alessandra Negrini, Miguel Falabella, Bruno Garcia

Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.