Apesar das presenças no elenco de Mickey Rourke, Diane Lane e Thomas Jane, o principal atrativo de Killshot - Tiro Certo (2008) é o fato de ser adaptado de um romance de 1989 do escritor Elmore Leonard, autor das histórias que deram origem a O Nome do Jogo (1995), Jackie Brown (1997) e Irresistível Paixão (1998).
Ironicamente, o fraco do filme policial dirigido por John Madden (Capitão Corelli) e adaptado pelo próprio Elmore, em parceria com Hossein Amini, é justamente o texto.
killshot
killshot
Somos apresentados a uma situação típica de filme-de-matador-bonzinho. O assassino de aluguel que protagoniza a história, Armand "Blackbird" Degas (Rourke), é daqueles cheios de caprichos e normas de conduta, que começam narrando em off "que é preciso saber onde você está se metendo" - e então passam o filme todo quebrando as próprias regras que estipularam.
Trata-se uma herança do noir, e a literatura policial pulp é evidentemente uma fonte onde bebe Leonard. O problema é que os detetives particulares dos anos 40 quebravam as próprias regras por ganância ou por tara, e não há em Killshot uma justificativa decente para que Blackbird quebre as suas. Há uma carga de culpa no meio, é verdade, uma substituição sentimental nascida do luto, mas nada explica o fato de o matador mais frio e calculista do mundo pegar o primeiro ladrão pé-de-chinelo que aparece no caminho e embarcar com ele numa jogada obviamente furada.
Porque Blackbird não apenas quebra suas regras. Ele quebra bonito. Faz o maior esforço do mundo para não ser reconhecido por testemunhas e curiosamente está com sua fotografia em todas as xerox do FBI. Assiste, olhando pro alto, pro nada, a dois assassinatos que poderiam render a paz de espírito que ele evidentemente procura. E acima de tudo arruma um parceiro de crime (Joseph Gordon-Levitt) tão falastrão, careteiro e irritante que ficam os dois parecendo uma dupla de vaudeville.
Apresentados os tipos, Killshot se desdobra numa história de perseguição: Blackbird e seu garoto prodígio tentaram executar aquele golpe furado mencionado acima e deixaram para trás duas testemunhas, um casal em vias de divórcio, vividos por Jane e Lane. O interesse de Madden é acompanhar como ex-marido e ex-mulher se reaproximam em tal situação, mas o absurdo da premissa e as justificativas seguintes para os atos dos personagens não permitem crer em nenhum drama que o filme teria a oferecer.
Saiba onde o filme está passando
Ano: 2008
País: EUA
Classificação: 16 anos
Duração: 95 min
Direção: John Madden
Elenco: Mickey Rourke, Diane Lane, Thomas Jane, Rosario Dawson, Joseph Gordon-Levitt, Brandon McGibbon, Peter Kelly Gaudreault, Michelle Arvizu, Richard Zeppieri, Alexis Butler, Hal Holbrook, Robert Gow, Catherine Hayos, Craig Blair, Lynne Deragon