Filmes

Crítica

Shaft | Crítica

Direto dos anos 70

11.11.2000, às 00H00.
Atualizada em 10.11.2016, ÀS 08H02

O mais durão, cool e rebelde dos detetives blackexpoitation (estilo de filmes black dos anos 70) está de volta em SHAFT, com Samuel L. Jackson (Tempo de Matar, Star Wars Episódio I) no papel principal e provando cada vez mais com sua versatilidade que é um dos grandes atores da atualidade.

O detetive John Shaft (Jackson) começa o filme investigando uma briga de bar que acabou na morte de um rapaz negro. O problema maior é que o suposto assassino levado em custódia é Walter Wade (Christian Bale, de Império do Sol), filho de um milionário incorporador que fará tudo para escapar ileso da acusação, inclusive ameaçar a única testemunha do fato, Diane Palmieri, interpretada por Toni Collette (a mãe do menino em Sexto Sentido). Após pagamento de fiança, Wade foge para a Suiça deixando um vingativo, porém paciente, Shaft à espera de uma oportunidade de levá-lo à justiça. A partir daí, uma interessante mistura de ação policial, investigações e questões raciais dão o tom do filme, que tem uma primeira metade excelente, com a música tema original (recheada dos tradicionais pedais wah-wah) cantada e interpretada por Isaac Hayes (a voz do Chef de South Park) presente em quase todas as seqüências. A edição é bastante rápida, porém levada de uma maneira suave graças ao diretor John Singleton, que fez um ótimo trabalho atualizando Shaft dos anos 70 para hoje, tornando-o mais violento e estiloso sem perder o jeito malandro e sedutor do original.

Do meio para o fim, o filme perde o passo e deixa um pouco a desejar, porém a atuação de Bustah Rhymes em um pequeno, porém marcante papel como assistente e motorista de Shaft garante boas risadas, assim como a de Jeffrey Wright (Basquiat) como Peoples Hernandez, um exótico traficante local. Outra participação de destaque é a de Richard Roundtree, simplesmente o John Shaft original da década de 70, agora interpretanto o tio do detetive.

Enfim, Shaft é um ótimo filme policial para quem gosta do gênero ou simplesmente quer se divertir com um pouco de ação despretenciosa.

Nota do Crítico
Bom
Shaft
Shaft
Shaft
Shaft

Ano: 1999

País: EUA

Classificação: 18 anos

Duração: 98 min

Direção: John Singleton

Roteiro: Ernest Tidyman, John Singleton, Shane Salerno, Richard Price

Elenco: Samuel L. Jackson, Jeffrey Wright, Christian Bale, Busta Rhymes, Dan Hedaya, Toni Collette, Richard Roundtree, Pat Hingle, Philip Bosco, Vanessa Williams, Lee Tergesen

Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.