Dunkirk
Filmes - Ação, Drama, Guerra
Dunkirk (2017)
(Dunkirk)
  • País: EUA, Reino Unido, França
  • Classificação: 14 anos
  • Estreia: 27 de Julho de 2017
  • Duração: 108 min.

Dunkirk | Crítica

Christopher Nolan enquadra relato de guerra em mais um dos seus formatos prontos de espetáculo

Godard desaprovou quando Spielberg recriou Auschwitz em A Lista de Schindler, esforço de romantização que o francês julgou moralmente questionável, e embora Dunkirk passe longe do Holocausto (a única iconografia nazista recriada no filme são as cruzes pretas que identificam os caças alemães) Christopher Nolan se expõe a controvérsia semelhante. A título de elegia, sua história-baseada-em-fatos reconta a batalha no porto de Dunquerque num suspense que existe em função do frenesi do combate.

A estrutura tríptica - acompanhamos simultaneamente soldados na praia por uma semana, um barco de resgate por um dia e o caça pilotado por Tom Hardy por uma hora - permite que Dunkirk transcorra inteiro como o clímax não-linear de A Origem, de tempo forte em tempo forte, dilatando momentos dramáticos com o sustento da trilha onipresente de Hans Zimmer. Do embarque de um pequeno veleiro civil às trocas protocolares de mensagens dos pilotos, pontos de partida da trama, tudo no filme é narrado com urgência pré-planejada.

Se essa urgência se justifica, se o artifício esvazia ou não o sentido da guerra, essas dúvidas ficam imediatamente emudecidas pela ação que Zimmer acompanha em eterno crescendo e que Nolan filma com sua generosa oferta de recursos, como os encaixes instalados para câmera IMAX na lataria do Spitfire. A boa parte dos personagens cabe o privilégio de assistir à ação, coadjuvantes funcionais catatônicos como o coronel vivido por James D'Arcy, que está no filme apenas para ouvir Kenneth Branagh explicar o contexto da Segunda Guerra.

É evidente que Nolan modula aqui sua ambição para se aproximar do cinema de guerra com o mesmo tom operístico com que Stanley Kubrick criava seus filmes mais pretensiosos. Dunkirk promete "a guerra como você nunca viu" e entrega uma experiência cheia de sobrecargas sensoriais, mas o que resta dela em seguida? Com o mesmo arranque seco que havia começado, o filme se encerra num triunfo estranho, tateando imagens em busca de significado, alternando close-ups de personagens fitando o vazio.

Se o filme de Nolan não encontra uma conclusão que o justifique, talvez seja porque o espetáculo é uma justificativa em si mesmo. Não há nada de errado nisso. James Cameron gastou os tubos recriando o horror do Titanic com o mesmo impulso sádico de Dunkirk, mas tinha plena noção do valor da história que contava e do gênero a que se filiava, e as fantasias do seu melodrama sulista ajudavam a evitar, pela espetacularização, a frontalidade da morte. Já em Dunkirk não há escapismo possível; de todos os instrumentos ao alcance de Nolan a fantasia nunca foi um deles.

Nota do crítico (Bom) críticas de Filmes
 

Dunkirk é, para mim, sem dúvida um primor de direção, fotografia e edição. A trilha sonora do Hanz Zimmer é muito boa, mas forçada... sinceramente, bem no início, mais parecia parte da trilha sonora do Batman. Porém, o filme não impacta quem assiste - posso falar por mim, e por minha esposa (vejam, não pretendo convencer ninguém, é nosso sentimento a respeito). Em certos momentos, chega a ser um tanto arrastado. Não sei bem ainda se o problema foi no roteiro - na falta de mais elementos "heróicos" aqui ou ali, de mais emoção, no mais tudo é muito frio e mecânico -, ou se pelo fato abordado (cujo fim, na grande maioria, todos nós que lemos alguma resenha qualquer já sabiamos, afinal, se trata de fato histórico). É um belo trabalho. Mas um pouco "sem alma".

Cala boca cara. Contando final do filme, sem noção.

Sabe aquele filme que você torce pra acabar logo?...esse é o caso de Dunkirk...só se salva a fotografia...no mais é muito arrastado e chato...um documentário no YouTube sobre esse evento é muito mais emocionante...

Esse Marcelo Hessel Não vai com a cara do Nolan, tanto que fez questão de lembrar aqui da cagada que fez ao dar três ovos pro filme a Origem, suas críticas são chatas e você é péssimo em notar as qualidades das obras. O filme Dunkirk é excelente, muito bem executado, coloca sim os horrores da guerra em meio a tensão das batalhas, o maior mérito do filme, algumas vezes semelhante ao Resgate do Soldado Ryan, muito bom o filme do Nolan, recomendo.

Concordo com a crítica. É excepcionalmente bem executado, embora a trilha do HZ me incomode um pouco (as vezes são apenas barulhos feitos para aumentar a tensão, não exatamente uma música). Mas, no final das contas, não me disse nada. É isso mesmo, um bom filme.

mas guerra é barulhento! aliás, excepcional, usaram toda a faixa dinâmica do do dolby. sons de fundo, do mar, da praia, cortado pelas bombas e artilharia. impressão de estar no lugar mesmo!

Não dá para entender como Thor Ragnarok pode ter 4 estrelas e esse filme 3.

Há fortes indícios de que houve uma desavença entre Göring general da lufthwafe, e Guderian das divisões Panzer, dois heróis na Alemanha na época do reich.. Foi tipo uma discussão para ver quem seria o herói a destruir os aliados, depois que Guderian os empurrou para praia, Göring queria terminar o serviço, e Guderiam teria pedido até demissão por carta para Hitler, e isso teria atrasado a ofensiva total.

Outra crítica sobre o filme: https://cinematographecinemafilmes.wordpress.com/2017/07/27/dunkirk-2017/

Como levar a sério um cara que da 5 ovos para Magic Mike XXL???? Não consigo levar este cara a sério. Acredito que ele deixa muito os gostos e opções pessoais, interferirem (https://omelete.uol.com.br/filmes/criticas/magic-mike-2/?key=98900) , o que torna na maioria das vezes suas críticas desonestas e sem um julgamento acertado.

Me referi á um contexto de eventos históricos e não sobre contar histórias de personagens do filme...

Vc q não prestou atenção no filme amigo! As cenas do avião se passam num período de 1 hora apenas! Isso se chama inteligência, utilizar de artifícios cinematográficos para alcançar cenas épicas sem ter q filmar trocentos aviões pra depois colocar no filme (muita grana pra fazer isso, sem GCI é claro)!

Achei o filme um porre só, fui sedento assitir após me apaixonar por Interestelar e infelizmente me deparar com um filme de apenas linda fotografia e trilha sonora

Pura verdade!

até que enfim uma alma inteligente aqui que entendeu o filme.

mas teve várias histórias...ué

Vou procurar aqui, vlw.

Sem palavras, disse tudo!

Fugindo do contexto WW2, sugiro que assista "The Wall" e me diga o que achou.Abraço.

Percebi que ia ser chato logo na cena inicial quando o soldado salta o portão e tenta de todo modo recarregar o fuzil e ainda tenta atirar num "portão"? Sério?

Particularmente não gostei, achei muito chato e longo pra o que se pretendia. Calma lá, também não curto filme que só tem bala pra tudo quanto é lado, vide o filme Netflix "The Wall" 2 protagonistas e ainda assim um bom filme, que não te faz cochilar e com um final... bem, ai vocês vão lá e assistam! :D

Parar os Panzers, que eram os tanques que arregaçaram a França no meio. A infantaria e a Luftwaffe continuaram o ataque.

Acho que ele não questionou o que acontece (até pq é inspirado em um evento real né), mas o que o Nolan quis mostrar colocando aquelas imagens em câmera lenta da praia, do mar, do Tom Hardy queimando o avião, enquanto ouvimos o outro carinha lendo o jornal, enquanto a trilha sonora tenta soar tocante e esperançosa, mostrando imagens em um contexto onde não havia beleza nenhuma. É quase como se ele perdesse o foco naquilo que estava tentando representar o filme todo.

Filme chato demais, a pessoa tem que adivinhar que há mudança cronológica (só percebi no meio do filme que as coisas não estavam acontecendo em uma linha contínua e sim com vários trechos dos personagens por vez), além de ter que adivinhar o propósito do filme se você não tiver lido a sinopse (que já é o bastante para perder seu tempo e saber tudo que vai acontecer no filme), não há ação envolvente, muitos se disseram emocionados mas não consegui me emocionar com nada, idolatram o filme por ser do Nolan, perda de tempo.

filme chato p p..orr.a

chora não

Uma guerra corresponde a muitos elementos (políticos, históricos, econômicos, culturais, religiosos, etc), mas certamente não corresponde a um elemento artístico. Fazer um filme de guerra focando, fundamentalmente, a arte cinematográfica resulta em uma obra desfocada da realidade da guerra. Portanto, Dunkirk trata-se de um filme de arte e não de guerra.

Na boa, quem não sente "emoção" na cena em que os soldados estão escondidos dentro do navio encalhado que, do nada, começa a ser furado de balas, ou é um coração de pedra, ou um retardado. Outra opção não é possível.

Aqui ganhou "bom", mas esse filme vai pro Oscar com certeza, está entre os melhores do ano, simplesmente dizer que não impactou, bem isso é problema de junta vossa, simples assim, não gostaram do final, é porque a guerra ainda não tinha acabado, logo de fato é um final catatônico mesmo. Então fica uma questão: "passamos tudo isso para depois voltar para a guerra?". Deram "bom" para Dunkirk, mas deram "excelente" para Star Wars. Temos que saber que tipo de cartilha esse site de seguindo, serio tá passando vergonha. Nunca mais volta aqui, já que não quero ser desinformado.

Só bonito de ver mesmo. Como já disseram, o filme se mostra vazio e, mesmo quando tento despertar nossos sentimentos em alguns momentos, não convence. Também falhou em mostrar a escala do evento, já que uns 200 figurantes representavam 300 mil soldados numa praia. Quem não conhecia esse episódio da guerra custou a acreditar quando disseram no final que salvaram 300 mil. O resgate acontece, de modo hilário, num piscar de olhos, tanto que um soldado resolveu tirar um cochilo e todo mundo já tinha ido embora. Os embates embates aéreos eram travados por somente 3 aviões britânicos contra uma meia duzia de alemães.

Pois é meu caro, se ser crítico é dar 5 ovos pra um monte de porcari@s que o site já deu, é melhor sermos leigos e ficarmos com Dunkirk.

Esse filme foi feito sob encomenda pros fãs de filmes de Segunda Guerra. As massas querem ver um herói triunfante, sempre. Mas quando elas veem uma história de soldados sendo acuados como ratos, elas não conseguem entender.

"As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e não vivem sem elas." antes do meio do filme eu ja me via proferizando e depois constatando as críticas negativas a Dunkirk, não existe critério técnico que faça filmes que servem de reflexo sobre nossas vidas como homens ser "esculhambado" ao nivel de um "todo mundo em panico", por questões de narrativa e climax ou a falta dele, isso comparando a filmes esteriotipados como "it a coisa" onde tudo sai como planejado ser dado "palmas de ouro". Oque se tem aqui é a falta de percepção do todo ao redor, talvez por parte de quem viu o filme e não viu valor, ou deste que, no caso eu, não veja problema algum em achar esse filme bom, pra ser modesto.

Duas propostas diferentes,o filme tem que ser analisado dentro de sua proposta.

Vi esse filme e ontem e só uma palavra: DECEPÇÃO. O filme não transmite nenhum tipo de emoção,sentimento,nem mesmo tensão o filme provoca. Em vários momentos me deu sono,a única coisa que curti no filme foi a fotografia,porque nem roteiro o filme tem. Como fã de Nolan só digo uma coisa : Que ele continue nos sci fi.

Cara, concordo com a parte de Hans Zimmer! Apesar de que muita gente se retirou do cinema por não suportar a cacofonia. Quanto ao filme... gosto é gosto!

Filmaço agora entendi por que Hessel começa com H(hater)

verdade, eu sou um deles kkkk, nao gastei indo pro cinema pq to no desemprego mano, tem q ser torrent mesmo

bando de v.iadin.h.o

O final, com a leitura prometendo resistir até o fim. O momento em que o barquinho chega na enseada, e todos os soldados do navio começam a aplaudir. Quando o piloto chefe vê que o combustível vai acabar, mas o caça alemão vai bombardear o navio aliado. Daí ele decide usar o resto do combustível em combate. O momento em que o combustível acaba, e o piloto decide planar até o fim, e vai passando por cima dos soldados na praia, e estes vão saudando o herói. Dunkirk é essencialmente um filme para reflexão. Não é um filme pra vc assistir acompanhado. Tem que reservar um tempo, numa sala bem escura, de preferência usando um headset bom, pra vc conseguir captar toda a maestria e profundidade do Mestre Hans Zimmer <3 A trilha sonora é tão boa que te faz agarrar na cadeira, de tanto suspense. Não é à toa que eu tenho toda a trilha sonora do COD Modern Warfare 2 no meu celular, Hans Zimmer sempre faz um trabalho magnífico. Esse filme é uma obra sensorial, vc precisa esvaziar a mente das preocupações exteriores, pra acompanhar o pensamento dos personagens, uma vez que existem poucos diálogos.

Achei fraco o filme, assisti hoje, pensei que seria O FILME, mas me enganei, não achei aquilo tudo.

Tecnicamente impecável, mas o enredo não foi muito atrativo e o filme não passou a impressão de ter 400 mil pessoas lá. Porém, creio que 4 ovos seria uma nota mais justa.

Muitos espectadores abandonaram o cinema por achar o filme barulhento demais! Verdade!

https://observatoriodocinema.bol.uol.com.br/noticias/2017/07/dunkirk-espectadores-abandonam-sessao-do-filme-de-christopher-nolan-e-reclamam-muito-barulhento

Outra: se Hitler deu a ordem para parar os ataques contra Dunquerque... Quem diabos o estava desobedecendo esporadicamente?

Um dos 123 melhores filmes de guerra deste ano. Isso aí!

Concordo!!! E de longe! Muito longe!!

Cara, você é burro: o filme tá com nota 94, no Metacritic. Então, quem faz parte dessa "massa de manobra"? O filme não tem nada a não ser de uma insistente trilha para enganar bobos que se acham inteligentes.

Só por curiosidade... quais os momentos que lhe derramaram lágrimas, mesmo?

Sensacional o filme, terminei de ver e não contive as lágrimas... Deve ser horrível ser crítico de cinema, vc não consegue viver a verdadeira emoção de um leigo impactado por uma obra-prima :D

Agora que saiu no torrent aqui lota de comentários kkkkkk

o filme quer passar uma emoçao que na verdade nao existe ou nao consegue chegar no coraçao de quem esta assistindo....esperava mais, muito mais do filme

Credo cara, ele só disse que não gostou do filme, e que por sinal eu também não achei grande coisa não, gosto do Nolan mas não sou baba ovo. Pra mim ou o filme é bom ou ele é ruim, e isso só depende de mim mesmo. Pode ser filme pequeno de arte aclamado, se eu vejo e não gosto, eu não tenho obrigação de rasgar elogios, assim como eu posso ver um blockbuster que custou 200 milhões e gostar, eu não tenho obrigação de reclamar dele por justamente ser blockbuster.

Falar mal de Inception e Interstellar é pura implicância com o melhor diretor da atualidade. São os dois melhores filmes dele.

Esse Hessel é um jumento alado, só pode.

Famoso gado blockbuster. Aquele que não gosta de cinema de arte e solta aquela famosa pérola: "Que filme ruim! Não acontece nada!". Calado massa de manobra não-pensante. Assista e tente compreender a genialidade por trás da imagem, e não a falta de significado das imagens de explosões, tiro e ação do cinema genérico.

Nolan preferiu não focar muito (quase nada) na história e preferiu tentar passar a sensação real de quem esteve e "batalha". Vi muito de Kubrick no filme e só não daria nota máxima, pela ausência de história.

Eu fico imaginado algo, se esse filme não fosse do Nolan, mas de outro diretor será que teria tanta encheção de saco de quem gostou e de quem não gostou? kkkkkkkkk

baixei ontem e assisti, filme fraco ja apaguei do pc, só guardo o Resgate do Soldado Ryan esse sim é um baita filme.

alto nível? filme vazio despretensioso...

sem duvida o pior filme do Nolan.

Nossa, Omelete! Não sei se é só eu que estou incomodada, mas, com que base vocês fazem a crítica? "It" ganhando 4 estrelas (Clichê) e um filme de alto nível recebendo só 3? Vocês estão perdendo todo meu respeito!

Escutem o Igor, ele entendeu o "filme".

É uma perda de tempo... Tolice chata e pretensiosa.

O que é mais importante para eles eu não sei, talvez seja ter o restaurante lotado mesmo, só sei que eu me divirto falando mal do restaurante(e o restaurante merece isso), então não importo de dá audiência para o restaurante, já que sua comida é de graça e o pessoal que o frequenta faz a ida valer a pena pela resenha.

Se o restaurante LOTA de gente todo dia as reclamações não serão ignoradas? Ou será que é mais importante receber elogios e ter um estabelecimento vazio?

http://revistacinetica.com.br/nova/o-gozo-interrompido/

Entendo os que amaram e os que nao gostaram do filme, mas nao entendo como o site faz o "rating". Um filme como Durkirk é bom (eu achei excelente), e um filme como "Ritmo de Fuga" (filme pipoca) ganhou 5 ovos ou excelente?! Estranho demais entender o valor de cada ovo, versus o tipo de filme. Gostaria de verdade de entender como é feito esse rating, e se baseado nisso, devo gastar meu $$ indo ao cinema ver o filme "pipoca" ou filme do Nolan? (pergunta retorica)

Um dos melhores filmes de guerra dos ultimos anos, sem duvida. Nolan conseguiu colocar o expectador dentro do filme, como se fosse um dos soldados. Nao achei q faltou sangue como vi alguns dizendo aqui. A violência excessiva da guerra nao precisou ser mostrada pq o objetivo maior do filme foi mostrar os impactos e a sensaçao de perigo constante. E tbm nao achei tao frio como alguns disseram. Nos conseguimos sentir empatia pelos personagens mesmo sem conhecê-los. E de qualquer forma, por se tratar de uma guerra, nao ha tempo de se notar quem morreu ou sobreviveu. Eu adorei o filme, e teria gostado mesmo se nao fosse do Nolan.

Dessa vez infelizmente tenho que concordar com essa critica , o filme é bom e nada mais. Sou um fã assíduo dos filmes do Nolan, mais esse filme ele poderia ter ousado mais, sei lá , um filme de guerra totalmente "clean" , você não ver uma gota de sangue , não precisava ser um gore, mais que mostrasse o verdadeiro teor de uma guerra...talvez e somente dessa vez um CGI naquela praia , para aparentar que tinha 300 mil homens.

Não ter protagonistas foi uma put* quebra de paradigmas.

mas ao julgar por esse pamonha que deu 4 ovos para cinquenta tons mais escuros....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk acho que ele deu pouco....

CARA ESSE MARCELO HESSEL É UM BOÇAL MESMO, O CARA SEMPRE TEM QUE QUERER APARECER "ESCREVENDO BONITO" E NO FINAL SÓ CONSEGUE DAR 5 OVOS PARA UM FILME COM UM BANDO DE HOMENS SEMI NUS COMO MAGIC MIKE....SAI DESSA PROFISSÃO HESSEL...´NÃO É PARA VOCÊ kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

A maioria das pessoas reclamam de filmes com clichês e clamam por originalidade. Ora, mas é justamente esse segundo item que Christopher Nolan oferece ao telespectador. Filmes de guerra com um personagem principal explorado é o comum, mas em Dunkirk é você quem vira um protagonista ao lado dos outros personagens. Não consigo entender os comentários sobre "falta de empatia" com relação aos personagens. É uma guerra, um cenário de desolação e medo, um campo de batalha que cheira a morte; por isso, depender de uma história atrelada à um personagem para sentir empatia pelo mesmo é algo incompreensível. Tecnicamente, Dunkirk é impecável. Som e fotografia fazem do filme um espetáculo áudio-visual de tirar o fôlego. A estrutura não linear do filme me deixou perdido em alguns momentos, apesar de gostar desse tipo de montagem, creio que faltou alguns ajustes. Algumas cenas aéreas protagonizadas pelo Tom Hardy e o seu caça também não me agradaram, foram alguns trechos desnecessários e que por vezes conseguiu, novamente, me confundir. Em compensação, o arco do Tom cresce ao decorrer do filme. Todos os personagens do filme, de uma maneira geral, atuam bem. Não existe um destaque, porém todos cumprem seus papéis de maneira satisfatória. Dunkirk é uma experiência fria e seca, mas quando se tem um personagem histórico como Winston Churchill para nos dizer em um de seus discursos mais famosos "Nós nunca nos renderemos", a esperança é novamente trazida à tona.

Bonito de ver. Vazio de sentido.

Assisti ao filme hoje, e ele com toda certeza entrou no meu top 5 de filmes de guerra! Filme que a trilha sonora te prende o filme todo, a parte da guerra no ar, no mar e no chão em todos os momentos o filme é impecavel, dito isso NOLAN É NOLAN

Falou td John!! Tu tinha q ter visto no IMAX!!! Ainda dá tempo!!

Foi um filmaço!!! Intenso...nervoso e sem contar a trilha sonora impecável de Hans Zimmer!!! Claro e concordo q faltou um pouco de nos identificarmos com algum personagem do filme,mas essa nao foi a premissa de Nolan...e sim contar aquele momento de forma mais técnica. Ao meu ver excelente!! Vale dizer que assisti no IMAX e digo q realmente p filme foi feito para tal.

Já fiz outros comentários nesta postagem, não vou me repetir aqueles temas. Mas quanto à falta de emoção dos envolvidos, cabe uma explicação: soldado gritando, chorando aos prantos, berrando, conversando, se lamuriando, pode até acontecer quando o cara está no calor da batalha, ansioso, preocupado, triste. Mas quando a pessoa está em absoluto desespero, terror e derrotada absolutamente, o normal é ela ficar como o filme mostra os personagens. Calados, falam pouco, catatônicos. Só têm energia para ações mínimas. Só reagem em situações extremas. Perguntam porque os judeus não reagiam nos campos de concentração. A fase de desespero da maioria deles já tinha passado. Os nazistas minaram tanto seus espíritos que eles apenas sobreviviam. Muitos já estavam mortos por dentro. Simplesmente iam para o abatedouro. Obs: tem machão que fala que reagiria e tal. Mas a máquina de matar têm paciência. Ela te dá esperança o bastante para vc não reagir, mas te mina o bastante para te resignar.

Hã?!

Não assisti em IMAX, acho que isso atrapalhou minha experiência, é notável que o filme é puramente um espetáculo visual. Os personagens em si são extremamente vazios, o filme é seco. Mas como eu disse, o filme é puramente visual, não tem a intenção de desenvolver personagens. Não gosto das críticas do Hessel, mas dessa vez, concordo com a crítica e nota dele.

Essa sim foi uma ótima crítica, André. Obrigado por compartilhar!

Que diabos tem a ver uma coisa com a outra?

As cenas dos ataques da força aérea nazista com a musica de fundo Sing of the times é de arrepiar

O filme não era o q eu esperava, e isso foi uma ÓTIMA surpresa!! Fugi de trailers e comentários. Filme cru, sem personagens principais (o q importa é a missão), sem heroísmo clichê. Achei bem ousado, pq todos esperavam um novo Resgate do Soldado Ryan (q tb curto) e entregou algo completamente distinto e msm assim igualmente emocionante! Parabéns Nolan. Por fim, ja q ninguem falou, maior "prisão de ventre" ja retrata no cinema kkkkk

é..não entendi mesmo rs

Jogos FPS como Batlefield e Call of Duty, se jogados com um bom fone de ouvido, com a luz apagada são experiencia sensoriais muito, mas muito mais completas que o filme do Nolan. Você tem que tomar decisões, as vezes não consegue passar de fase porque morre com uma bala perdida. Então o filme é fraco e a experiencia sensorial é piada.

Outro texto sobre o filme: https://cinematographecinemafilmes.wordpress.com/2017/07/27/dunkirk-2017/

O Nolan tem tido coragem de arriscar, e isto merece elogios. Atualmente o diretor mais promissor parece ser o Villeneuve. Só vou dar um voto de confiança ao novo Blade Runner porque ele está na direção. Ele sabe contar uma boa história de suspense ou ação com uma baita análise de pessoas e situações como objetivo maior da história.

eu leio crítica dele sempre, até de filmes que nem pretendo assistir. Se eu sei que vou ver o filme, leio depois. Se tenho dúvidas se assistirei, leio a crítica. Não porque o Villaça diz 'veja ou não veja'(coisa que poucas vezes ele faz), mas porque se o Villaça tocar em elementos que me interessem, me empolgará ou não.

A parte 'aérea' entre spitifires e m109 e o bombardeiro durou não mais que 20 minutos no tempo da história.

Crítica de cinema não é opinião. É crítica. Precisa de estofo. Sem dúvida vc está certo que 'ovo' não é critério para se queixar de uma crítica. 'criticar' a crítica exige um pouco mais. E acho que o que se discordou dos críticos (neste caso nem só o Hessel) aqui foi a avaliação que fizeram aqui do 'roteiro' e 'profundidade' dos personagens. Alguns acham que o filme peca por serem 'fracos', outros acham que está bom sim. De maneira geral acho que o debate aqui está bem saudável. Tirando um ou outro, todo mundo tá sacando argumentos razoáveis para sustentar seu ponto. Eu mesmo aprendi muito sendo 'rebatido' e vendo que estava errado aqui e ali. e agradeço que alguém se deu ao trabalho de discutir de maneira honesta (hater não conta). Quanto à batalha: Os cenários que vimos são bem restritos. assim, naquele trecho específico do filme, faz sentido não vermos tantos aviões. acho que ter poucos aviões em cena tem acima de tudo um aspecto narrativo: se tivesse avião demais o tempo todo em cena deixaríamos de olhar para aqueles homens e olharíamos para os aviões ou para a pirotecnia da batalha. Uma razão histórica seria: o filme se passa, na praia, num trecho de pouco mais de 2km, afastado dos pontos estratégicos da cidade vizinha, esta sim estava bem mais atacada. (Quando o avião passa tá bem detonada). Ali era o começo da evacuação pela frota pequena. Os alemães ainda estavam concentrando suas forças em romper a linha de defesa em torno de Dunkirk. A aviação alemã estava mais preocupada em romper este cerco. Rompido o cerco fariam a festa lá na praia.

Quanfo o cara usa palavras rebuscadas no seu texto, é sinal que quer parecer mais inteligente que a obra a qual critica. Dito isto, Marcelo Hessel, é incapaz de entender uma obra foge um pouco das cartilhas do cinema atual. Continue analisando filmes de super heróis, que o que você consegue fazer razoavelmente bem. Poderia discorrer sobre o quão rasa é a sua critica, más isso viraria um "textão". Ao contrário, vou deixa um texto de quem viu o filme e o entendeu. E olha que ele é analista político e não crítico de cinema. http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/alexandre-borges/2017/08/02/para-nolan-e-voce-quem-vai-salvar-o-ocidente/

Pessoal aqui "Nossaaa deu 1 ovo, 2 ovos, 3 ovos" pra quem entra pela primeira vez no site parece que o critico em questão é quem está definindo a vida e morte de um filme no mundo, vc entra aqui pra ver a opinião de um critico e a opinião de quem viu o filme e o embate maior é sobre oque o critico falou, pra quem não está acompanhando o site sempre é muito nada a ver, mas ok sobre os 300 aviões Outras operações de resgate no resto do dia 28 tiveram mais sucesso, tendo resgatado mais 16 mil homens, mas as operações aéreas alemãs aumentaram e várias embarcações foram afundadas ou bastante danificadas, incluindo nove contratorpedeiros. Durante a Operação Dínamo, a RAF perdeu 177 aviões e a Luftwaffe 132, sobre Dunquerque.

Achei um filme maravilhoso,os sons são super agoniantes e vc se ''sente'' na guerra junto com os personagens,juro que várias vezes eu coloquei a cabeça mais pro lado pq parecia que uma bomba tinha explodido bem do meu lado hahahah É um filme super imersivo e eu amei,muito emocionante...

Primeiro: qual o problema de criticar uma crítica? O crítico ganha a vida fazendo crítica, e a gente não pode criticar a crítica dele? Crítica não é simplesmente dá a sua opinião, mas sim analisar o filme de um ponto mais objetiva do que subjetivo, usando motivos técnicos e narrativos do filme para justificar sua opinião. A crítica em questão falha nisso, além disso, as nossas maiores críticas não são apenas pelo Hessel não ter gostado ou ter feito uma análise pobre. Todo mundo que acompanha o site faz tempos abe que ele tem marcação com o diretor, e isso é um erro gigantesco por parte de um crítico. Segundo: ninguém ta tentando convencer ninguém, isso é um debate, alo saudável que ajuda a enriquecer as ideias e aprender mais sobre o assunto discutido(no caso cinema). Terceiro: 300 aviões? deve ser uma hipérbole, mas ainda assim é estranho, não sei se na vida real foram derrubados aviões durante essa semana, mas no filme os aviões não são derrubados em uma semana, os aviões ingleses agem por apenas uma hora, toda aquele combate entre os aviões durou apenas uma hora, uma semana foi o tempo que o povo ficou na praia, naquele barco pequenos o pessoal ficou um dia. E o Letreiros no início do filme explicam sim o que estava acontecendo, os ingleses foram cercados pelos alemães na praia, e estava sendo exterminados pelo bombardeio alemão, por isso que eles tinha que sair, pois se todos morressem, não só seriam centenas de milhares de vidas acabadas, como a Inglaterra não teria soldados o suficiente para lutar no resto da guerra, e eles seriam invadidos pela Alemanha, ta tudo no filme, a explicação só é breve, se ele explica muito reclamam. Obs: estou apenas argumentando, assim como você fez, não estou tentando te convencer de nada.

TDK é o melhor filme do Nolan. E devo dizer que gosto do que ele produz, mas não deixo de ver os defeitos e maneirismos... Um diretor que faz algo parecido é o Villeneuve... Confesso que gosto mais deste.

Ele vive dando não para Shyamalan. E olha, vou te dizer, ele entende muito pouco de Shyamalan. Ele espera o mais do mesmo (como quase todo público) e Shy sempre entrega o que ele entende por arte. É, ao lado de James Gray e Paul Thomas Anderson, um dos melhores diretores... Nola vem abaixo, ainda que o respeite pela sua busca.

Vilaça considera Hessel um bom crítico, já escreveu isso no Twitter e, para ser mais curioso ainda, falou que Magic Mike, motivo de risadas aqui, é muito bom filme. Eu particularmente só leio crítica depois que vejo filme e nem sempre concordo com Pablo, pois tenho um conhecimento teórico bom de cinema e vejo a crítica como um ponto de vista apenas.

discordo de quem critica o roteiro desse filme tbm. se formos levar essa crítica em consideração, as críticas pra mad max fury road, 2001 e gravidade nesse quesito têm de ser tbm. e eu não concordo pois esses filmes são filmes mais sensoriais, que não focam em roteiro, apesar de terem um roteiro bom e simples.

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus