Você se lembra do pianista que leva o Dr. Bill Harford, personagem de Tom Cruise em De olhos bem fechados (Eyes wide shut, 1999), até aquela orgia na mansão onde todos vestem capas e máscaras? Interpretado pelo ator Todd Field, ele teve um importante papel no filme, pois serviu de ponte entre duas realidades distintas: a nossa e a dos misteriosos membros da seita criada por Stanley Kubrick para seu último filme.
Três anos depois, Todd Field – agora na condição de diretor – volta a nos garantir uma travessia. Desta vez, leva-nos a presenciar um drama intimista com boa dose de suspense, cujo resultado, apesar de freqüentado à exaustão em Hollywood, destaca-se pela força com que é tratado.
Em Entre Quatro Paredes, somos apresentados a Ruth e Matt Fowler (Sissy Spacek e Tom Wilkinson), um casal que passa o verão em casa, ao lado de seu filho único que acaba de terminar o colegial. Enquanto não decide para qual universidade deve ir, o garoto, Frank (Nick Stahl), um talentoso aspirante a arquiteto, começa um relacionamento com Natalie (Marisa Tomei) – alguns anos mais velha que ele e mãe de duas crianças. Enquanto o romance para Frank é apenas um “namoro de verão”, para seus pais pode ser um potencial fator de risco ao seu futuro acadêmico. Claro que entendem que o pânico pode ser injustificado, apenas um reflexo de sua consciência da perda de controle sobre os atos do filho, agora um adulto.
Porém, tais preocupações tornam-se irrelevantes no momento em que Ruth e Matt vêem-se em meio à maior crise de suas vidas. Também é nesse momento que o drama e principalmente seus protagonistas mostram sua força.
Spacek e Wilkinson conseguem aquilo que apenas um punhado de atores e atrizes na história alcançaram. Enterram suas emoções, deixando transparecer apenas o modo como, dia após dia, suas personagens vão sendo corroídas por sentimentos e desejos, o que inevitavelmente culmina na cena mais poderosa do filme e sua subseqüente guinada de tom.
Ciente das interpretações espetaculares que tinha em mãos, o diretor Todd Field utilizou inúmeros recursos para ressaltá-las ainda mais. Não hesitou em estender um pouco além do normal certas cenas, de incluir trechos desprovidos de som, ou até mesmo destituídos de imagens, dando tempo à platéia para digerir o que está vendo.
Com tamanha exibição de talento, podemos esperar muitas outras produções com a assinatura deste novo diretor. Entre tantas outras surpresas, sua direção acabou sendo a maior revelação da película.
Entre Quatro Paredes
In the Bedroom
Ano: 2001
Gênero: Drama
País: EUA
Classificação: 14 anos
Duração: 130 min
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários