No novo filme do prolífico britânico Michael Winterbottom (A Festa Nunca Termina), Daniel Brühl (Rush) vive Thomas, um cineasta em busca de uma segunda chance em Hollywood depois que seu primeiro longa falhou anos atrás nas bilheterias. Ele vai a Siena, na Itália, para pesquisar sobre um brutal assassinato que está atualmente em julgamento na cidade.
As ordens vêm de seus produtores, em busca de um produto palatável pra vender; a atmosférica cidade medieval e seus habitantes, porém, começam a exercer uma estranha influência sobre o diretor. Ele passa a ter visões e pesadelos desconcertantes enquanto segue em sua busca pela verdade, auxiliado pela estudante Melanie (a modelo Cara Delevingne, em debute impressionante).
Entre os personagens está um grupo de repórteres de tabloide, interessado nos ângulos mais vendáveis do crime. "Sexo e violência são nosso ganha-pão - e agora são o seu também", explica a bela Simone (Kate Beckinsale) para o desgosto do diretor (ou seria dos diretores, Thomas e Winterbottom?)
A trama é inspirada em fatos, no assassinato da estudante britânica Meredith Kercher - a quem o filme é dedicado - em 2007. Mas o crime é mero pano-de-fundo para a metalinguagem de Winterbottom, que está mais interessado na jornada torturante e dantesca do diretor em busca de seu próximo filme.
Há um sem-fim de referências à Divina Comédia na produção, começando pelo "rosto de anjo" do título, como o da bela Beatriz do poema. Ao final, o cineasta levanta questões sobre o interesse do público, alimentado pela mídia sensacionalista, em assassinatos e como as opiniões mudam em função do que as narrativas exigem. Quem julga, afinal? O público ou o poder público?
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Ano: 2014
País: Itália, Reino Unido, Espanha
Classificação: LIVRE