Filmes

Crítica

À Francesa | Crítica

<i>À francesa</i>

11.12.2003, às 00H00.
Atualizada em 18.11.2016, ÀS 04H05

À francesa
Le divorce
, 2003
EUA, França - 117 min.
Comédia/drama

Direção: James Ivory
Roteiro: Diane Johnson (livro), Ruth Prawer Jhabvala, James Ivory

Elenco: Kate Hudson, Naomi Watts, Jean-Marc Barr, Leslie Caron, Stockard Channing, Glenn Close, Romain Duris, Stephen Fry, Samuel Labarthe, Thomas Lennon, Thierry Lhermitte, Daniel Mesguich, Matthew Modine, Bebe Neuwirth, Melvil Poupaud

As diferenças culturais entre os Estados Unidos e a França - e as rusgas decorrentes - são exploradas de maneira absolutamente insossa em À francesa (Le divorce, de James Ivory, 2003).

A adaptação do romance de Diane Johnson foi desenvolvida pela Merchant-Ivory, produtora consagrada pelos seus filmes de época, e conta com o trio Ismail Merchant (produtor), James Ivory (diretor) e Ruth Prawer Jhabvala (roteirista), indicados ao Oscar por Retorno a Howard´s End (Howards End, 1992). Tantos nomes de peso pressupõem uma película de qualidade, feita por gente que sabe muito bem o que está fazendo. Entretanto, À francesa comete erros crassos como dar pouca profundidade aos personagens (nenhum deles é bem definido), exagerar nas chatas piadas sobre americanos e franceses e sobrecarregar o filme de tramas paralelas, quase todas completamente desinteressantes.

O ponto alto da produção é seu elenco, que apesar da historinha sem rumo consegue atuações bastante naturais. Kate Hudson (Quase famosos) e Naomi Watts (O chamado) estão muito bem nos papéis principais e Thierry Lhermitte dá um banho de cara de pau como o "Tio Edgar", roubando todas as cenas em que aparece. Merece destaque também a fotografia do filme, muito bonita, apesar de que até um macaco com uma câmera Super 8 conseguiria extrair belas imagens de Paris.

A história mostra Isabel Walker (Hudson) chegando à capital francesa para ficar com sua irmã, Roxy (Watts), grávida de alguns meses e recém-abandonada pelo marido, Charles-Henri de Persand (Melvil Poupaud) - que encara o divórcio com uma naturalidade assustadora e decide simplesmente sair de casa, sem explicações.

Mesmo separada, Roxy continua a freqüentar a imponente propriedade dos Persand, onde Isabel acaba conhecendo o Tio Edgar, um diplomata sedutor e casado, com quem se apaixona e vive um romance escondido... mas nem tanto. Paralelamente, começa a disputa pela divisão dos bens dos ex-cônjuges, agravada por uma pintura que ela herdou da família, que pode ou não valer muito dinheiro, além do perigo representando pelo marido ciumento da nova namorada de Charles-Henri.

Pra não dizer que nada é aproveitado da película, pelo menos aprendi que aspargos são um excelente diurético e que um chá de água de rosas com menta perfuma naturalmente os fluidos corporais. :-P

Nota do Crítico
Regular
À Francesa
Le Divorce
À Francesa
Le Divorce

Ano: 2003

País: EUA, França

Classificação: LIVRE

Duração: 0 min

Direção: James Ivory

Elenco: Kate Hudson, Naomi Watts, Melvil Poupaud, Catherine Samie, Leslie Caron, Thierry Lhermitte, Sam Waterston, Thomas Lennon, Romain Duris, Esmée Buchet-Deàk, Samuel Labarthe, Nathalie Richard, Glenn Close, Marianne Borgo, Rona Hartner, Bebe Neuwirth

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.