Em 2001, a Universal Pictures criou a Arenas Entertainment, a primeira divisão exclusiva de Hollywood para a produção de filmes com temas latinos. Apesar de interessante, a iniciativa começou completamente equivocada.
Império (Empire, de Franc Reyes, 2002), primeiro filme do estúdio, tem como tema os conflitos entre líderes do narcotráfico por territórios no sul do Bronx, bairro novaiorquino barra-pesada. Liderada por Victor Rosa (John Leguizamo, de Moulin Rouge), uma das gangues é a mais rentável da vizinhança, gerando centenas de milhares de dólares mensalmente para "La Colombiana" (Isabella Rossellini), poderosa chefona do tráfico.
Apesar de tanto sucesso nos "negócios", Vic decide deixar a vida do crime depois de levar dois tiros num atentado. Sendo assim, é apresentado pela sua namorada (Delilah Cotto) à sua melhor amiga (Denise Richards), que está namorando um bem-sucedido investidor de Wall Street (Peter Sarsgaard), que decide ajudar o criminoso a lavar seu dinheiro. "Não há diferença entre o que boa parte dos meus clientes fazem e o que você faz", atesta o investidor ao traficante, obviamente, com segundas intenções...
Latino só no sotaque
O problema de Império é que, apesar de ser um filme latino, não tem qualquer diferença criativa de um filme hollywoodiano convencional. Franc Reyes, diretor e roteirista estreante, simplesmente reaproveita fórmulas consagradas em filmes de gângsteres - como os clássicos de Brian de Palma O Pagamento Final (Carlito´s Way, 1993) e Scarface (Scarface, 1983) - e coloca algumas câmeras lentas, temperadas aqui e ali com uma mistura de rap e música romântica latina.
Os personagens também são pouco desenvolvidos e as falhas em sua construção ficam gritantes em diversos momentos da produção. O competente Leguizamo até tenta, mas fica difícil segurar um filme com roteiro tão batido e superficial. O elenco de apoio também não ajuda. Estão lá a brasileira Sônia Braga (completamente canastrona) como a sogra de Victor, Isabella Rossellini vestindo algo que parece um gambá morto na cabeça e meia-dúzia de rappers norte-americanos vivendo soldados do tráfico.
Um começo banal para uma idéia que poderia ser tão bem aproveitada. Resta torcer para que as próximas produções aprendam com os erros desta e encontrem seu caminho.
Império
Empire
Ano: 2002
Gênero: Drama
País: EUA
Classificação: 18 anos
Duração: 90 min
Direção: Franc. Reyes
Roteiro: Franc. Reyes
Elenco: John Leguizamo , Peter Sarsgaard , Denise Richards , Vincent Laresca , Isabella Rossellini , Delilah Cotto , Nestor Serrano , Treach , Rafael Báez , Fat Joe , Carlos Leon
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários