![]() |
||||
|
||||
![]() |
||||
![]() |
Nossas vidas são repletas de parvoíces. Quase sempre nos apegamos a estas banalidades como histórias supremas de nossa formação. A indústria cultural tem muita consciência disso e a sua vertente televisiva, principalmente a estadunidense, aposta várias fichas em seriados intermináveis que retratam a vida adolescente.
Não à toa chamaram Ken Kwap, célebre diretor de séries como E.R. e Grounded for Life, para ter a batuta de Quatro amigas e um jeans viajante (The sisterhood of the traveling pants, EUA, 2005), adaptação do best-seller homônimo de Ann Brashares. Com roteiro de Delia Ephron (irmã de Nora e co-roteirista de Mensagem para Você) e Elizabeth Chandler, o filme faz exatamente o que promete: uma versão quase televisiva de situações prosaicas juvenis.
As amigas Tibby, Carmen, Bridget e Lena, prestes a entrarem em férias de verão, visitam uma loja e milagrosamente um par de jeans veste-as perfeitamente. Como cada uma vai para um canto, criam uma Irmandade e decidem que cada uma ficará com o jeans durante uma semana para em seguida enviá-lo à outra amiga, com a condição de contar todas as novidades. Pois bem. A talentosa e introspectiva Lena (Alexis Blendel, de Sin City) vai à Grécia e lá encontra seu primeiro amor. A bela Bridget (Blake Lively) vai jogar futebol no México, onde tem que lidar com a perda da mãe e com um professor bonitão. Carmen (America Ferrera), a latininha rechonchuda, vai de encontro ao pai, que mora em outra cidade. E a brainiac Tibby (Amber Tamblyn, da série Joan of Arcadia) fica na cidade trabalhando em seu documentário sobre (adivinhe?) banalidades do dia-a-dia...
Tanto o diretor quanto as roteiristas são comedidos, diretos e sucintos. Reside aí a força do filme, que milagrosamente foge dos estereótipos histriônicos para adolescentes. Sem almejar dar lições de moral, o filme segue apenas o ritmo de quatro vidas ainda em formação e de suas confusões naturais.
Não chega a ser herético comparar o espírito de Quatro Amigas... com Conta Comigo (Stand by Me, 1986, de Rob Reiner), ainda que o filme de Kwap seja essencialmente feminino. Mesmo assim, trata-se de um filme sem pretensões capaz de trazer boas memórias a quem assiste. Muito justo, afinal de contas nossa memória está repleta de momentos triviais, especialmente os vividos na adolescência. E quem está nesta fase, tem ainda mais motivos para se identificar com a obra.
Quatro Amigas e um Jeans Viajante
The Sisterhood of the Traveling Paints
Ano: 2005
Lançamento: 16.09.2005
Gênero: Comédia Dramática
País: EUA
Classificação: LIVRE
Duração: 113 min
Direção: Ken Kwapis
Elenco: Alexis Bledel , Amber Tamblyn , Blake Lively , America Ferrera , Bradley Whitford , Nancy Travis , Mike Vogel , Leonardo Nam , Rachel Ticotin
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários