Filmes

Crítica

Roma | Crítica

Quem vai ao cinema assistir a um filme de Federico Fellini já sabe o que o espera

05.06.2003, às 00H00.
Atualizada em 19.12.2016, ÀS 07H04

Quem vai ao cinema assistir a um filme de Federico Fellini já sabe (ou pelo menos deve ter uma vaga idéia) do que o espera. Com certeza estarão na tela imagens circenses, rostos bizarros e seios imensos – tudo isso amarrado por uma trama episódica e fragmentada. Com Roma, filme de 1972 que reestréia nesta sexta-feira, a coisa não poderia ser diferente.

Como o próprio nome indica, a personagem principal da fita é a capital italiana. Mas, como se trata de um filme de Fellini, o retrato da cidade não é nem um pouco realista. A Roma que vemos na tela é baseada nas memórias e delírios do próprio diretor e só existe mesmo na sua cabeça. Na visão dele, é uma cidade suja, barulhenta e caótica. Não é à toa que os romanos não gostaram da produção.

Uma das seqüências mais impressionantes é a que mostra um congestionamento no anel viário que cerca a cidade. São carros para todos os lados, fumaça, motoristas histéricos e, para completar, chuva – se não fosse pela presença do Coliseu, a cena poderia muito bem se passar na Marginal Tietê, em São Paulo. Roma, afinal, é conhecida por ter um dos piores trânsitos da Europa.

As cenas dos anos 70 são intercaladas com outras ambientadas na década de 40, época em que o cineasta mudou-se para a cidade. Sim, o personagem principal, um jovem jornalista de 18 anos vivido por Peter Gonzales, é alter ego do diretor. Seu olhar, perplexo e ao mesmo tempo fascinado diante do caos que é a capital italiana, é o olhar de Fellini.

00:00/08:16
Truvid
auto skip

Para ele, Roma sempre foi uma bagunça. É o que se vê na seqüência em que os moradores da cidade jantam em mesinhas na rua. E mesmo enquanto comem, não param de falar um minuto sequer. Na verdade não falam, gritam. E, obviamente, enquanto gritam também gesticulam.

Como em boa parte da obra felliniana, a trama de Roma é bastante fragmentada. O diretor não está apenas interessado em contar uma história com começo, meio e fim. Afinal, seu filme trata de uma cidade caótica – nada mais normal que ele seja um pouco caótico também. Por isso, os episódios vão e voltam no tempo, no ritmo de suas memórias.

Há muitos pontos em comum com outros trabalhos do cineasta. Aqui, mais uma vez ele critica, ainda que carinhosamente, a Igreja, na sensacional cena do desfile de moda eclesiástica. Também não faltam prostitutas, palhaços e lembranças da infância (algumas seqüências do início são praticamente idênticas às de Amarcord, feito dois anos depois), referências constantes em seu universo.

Vale a pena destacar também a pequena participação de Anna Magnani. Uma das maiores atrizes da história do cinema italiano, ela faz uma ponta no papel dela mesma. Foi seu último filme. Fotografia e trilha sonora, feitas pelos habituais colaboradores Giuseppe Rottuno e Nino Rota, são outros pontos altos.

Nota do Crítico
Bom

Roma - Um Nome de Mulher

Roma

Ano: 2004

Gênero: Drama

País: Itália, França

Classificação: 14 anos

Duração: 128 min

Direção: Federico Fellini

Elenco: Peter Gonzales Falcon , Fiona Florence , Pia De Doses , Marne Maitland , Renato Giovannoli , Elisa Mainardi

Onde assistir:
Oferecido por

Comentários ()

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.