Filmes

Crítica

O Homem Mais Procurado | Crítica

Filme baseado em livro de John Le Carré mostra as consequências de uma vida de espionagem

09.10.2014, às 12H41.
Atualizada em 14.10.2014, ÀS 15H26

Para John Le Carré, a espionagem não contém glamour. Ela é o oposto disso. É um trabalho baseado na paciência, auto-controle e libertação de qualquer necessidade pessoal. Em O Homem Mais Procurado, novo filme inspirado em um livro do autor, são retratadas as consequências dessa função - todas refletidas na figura amargurada de Gunther Bachmann, espião vivido com maestria por Philip Seymour Hoffman em um dos últimos trabalhos da carreira.

Chefe de uma equipe da inteligência alemã sediada em Hamburgo, o personagem é envolvido em duas tramas diferentes quando um suspeito de terrorismo chega à cidade. A situação vira oportunidade quando ele percebe uma possível ligação entre o sujeito e um esquema de lavagem de dinheiro. Bachmann vê a chance de redimir erros passados que contribuíram para arraigar a amargura que carrega nos ombros.

A representação desse fardo, ao lado de um ótimo sotaque, exemplifica bem a atuação depressiva de Hoffman. É difícil não fazer ligações com a vida pessoal do ator, que à época da gravação já passava por problemas pessoais conhecidos publicamente. A carga de responsabilidades de Bachmann é expressa por na postura curva, nos passos lentos e falas bem pensadas. O questionamento moral feito pelo próprio espião a cada instante se mistura nos olhares entre os colegas de trabalho, e no isolamento para tocar um piano no meio do caos instaurado dentro de sua cabeça.

Ao lado do drama de Bachmann está uma trama terrorista conduzida com simplicidade pelo diretor Anton Corbijn. Ainda que o roteiro apresente estratégias e reviravoltas sem muito respiro, há tempo para refletir sobre as consequências dos atos de cada um dos personagens. No fim, o espectador consegue entender a complexidade da relação entre alemães, americanos e árabes sem ter passado por uma aula chata de política ou espionagem. E o trunfo de Corbjin (e do texto de Andrew Bovell) é esse: manter a natureza complexa de O Homem Mais Procurado, sem o tornar inacessível.

Nota do Crítico
Bom
O Homem Mais Procurado
A Most Wanted Man
O Homem Mais Procurado
A Most Wanted Man

Ano: 2014

País: Inglaterra, EUA

Classificação: LIVRE

Duração: 121 min

Direção: Anton Corbijn

Elenco: Philip Seymour Hoffman, Rachel McAdams, Robin Wright, Daniel Brühl, Willem Dafoe, Grigoriy Dobrygin, Nina Hoss, Martin Wuttke, Kostja Ullmann, Rainer Bock, Vicky Krieps, Homayoun Ershadi

Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.