Filmes

Crítica

O Matador | Crítica

O matador

09.03.2006, às 00H00.
Atualizada em 01.11.2016, ÀS 16H39

O Matador
The Matador, 2005
EUA/Alemanha/ Irlanda
Comédia - 96 min

Direção e roteiro: Richard Shepard

Elenco: Pierce Brosnan, Greg Kinnear, Hope Davis, Adam Scott, Portia Dawson, Philip Baker Hall, Claudia Lobo, Dylan Baker, William Raymond

Já fazia algum tempo que Pierce Brosnan tentava afastar-se da sombra de James Bond, personagem que ele viveu quatro vezes nas telonas. Buscou refúgio nas comédias românticas, ao lado de Julianne Moore em Leis da atração (2004) e tentou viver trambiqueiros sedutores em Ladrão de diamantes (2004) e Thomas Crown - A arte do crime (1999). Todos são razoáveis, mas só agora ele conseguiu quebrar de vez seus vínculos com o 007.

Pra começar, foi substituído na franquia do espião por Daniel Craig, na tentativa dos produtores de reiniciarem a cinessérie com Cassino Royale. Depois, ao aceitar o papel principal da comédia O Matador (The matador, 2005), o irlandês dá o melhor passo de sua carreira pós-Bond.

Na pele de Julian Noble, Brosnan surge absurdamente brega nas telonas, contrariando a figura que alimentava desde o surgimento na série de TV Remington Steele. Com um bigodinho lamentável, figurino de bicheiro, jeitão chucro e caretas que lembram os melhores momentos de Jack Nicholson, o ator está absolutamente impecável no papel, um verdadeiro Bizarro Bond, como aquele inimigo do Super-Homem que é o inverso perfeito do Homem de Aço.

Na trama, Brosnan vive um assassino profissional, viciado em álcool e mulheres fáceis, que sofre um ataque de pânico durante uma execução. Trabalhando para a máfia, descola uma segunda chance e parte para a Cidade do México, onde, em meio a galões de mojito, precisa acabar com um novo alvo. Mas ele fica solitário ao se lembrar de seu aniversário e vai em busca de novas amizades no bar do hotel. Acaba encontrando um executivo fracassado (Greg Kinnear, no milésimo papel afável de sua carreira), que está na cidade para tentar emplacar um fornecimento de camisas. As circunstâncias favorecem o início de uma estranha relação entre os dois, que culmina em situações inusitadas e algumas boas reviravoltas.

O pouco conhecido Richard Shepard (Perigo na Cidade do México) escreveu o roteiro e dirigiu o filme, que o coloca numa seleta lista dos diretores a serem acompanhados daqui pra frente, numa linha que lembra um pouco os irmãos Coen. O cineasta escreve diálogos engraçadíssimos, transformando o personagem de Noble em verdadeira metralhadora de baboseiras, e tem idéias igualmente divertidas - daquelas que ninguém vê chegando.

O diretor demonstrou talento também ao transformar a Cidade do México em meia-dúzia de cenários diferentes. O filme, com razoável orçamento de 25 milhões de dólares, foi rodado inteiro por lá, mas tem cenas em que a cidade mimetiza Praga, Viena e outras metrópoles européias. Basta colocar uns branquelos em quadro, encostar a câmera num pilar mais rebuscado e voilá, estamos no centro europeu.

Mas toda esta falação sobre o filme pode ser resumida numa única passagem. Bastaria exaltar uma cena particularmente memorável, em que Brosnan atravessa bêbado o lobby do hotel trajando apenas sunga e botas, cujo desfecho, sozinho, vale o filme. Ela é, literalmente, Matadora.

Nota do Crítico
Ótimo
O Matador
The Matador
O Matador
The Matador

Ano: 2008

País: EUA

Classificação: LIVRE

Duração: 0 min

Direção: Richard Shepard

Roteiro: Richard Shepard

Elenco: Pierce Brosnan, Greg Kinnear, Hope Davis, Portia Dawson, Adam Scott, Israel Tellez, Arlin Miller, Azucena Medina, Jonah Meyerson, Wiveca Bonerais, Roberto Sosa, Antonio Zavala, Ramon Alvarez, Luz Maria Molina, Philip Baker Hall, Trio Los Rivera, Rachel Schwartz, Carolyn Horwitz, Jorge Robles, Guillermo Ruiz

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.