É para atrair o público frequentador das comédias românticas que a distribuidora brasileira colocou no filme espanhol Una Pistola En Cada Mano o título O que os Homens Falam. Quem espera uma "espiada no vestiário", porém, como prometem aquelas manchetes de revistas femininas, pode se decepcionar - mesmo porque os homens do filme nem falam tanto assim.
o que os homens falam
o que os homens falam
As cinco histórias que compõem o longa de Cesc Gay tratam de crise, e não há nada que silencie mais os homens do que ser obrigado a encarar uma. Há o divorciado arrependido, o marido traído, o pai recente que se dá mal quando se arrisca no adultério, o marido broxa, o marido destemperado - variações de crises de meia-idade que são fáceis de identificar mas que nem todo homem está disposto a reconhecer.
As imagens-síntese de O que os Homens Falam são os planos de Luís Tosar sentado ao lado de Ricardo Darín no banco de uma praça ou de Alberto San Juan esperando um elevador ao lado de Jordi Mollà - quando não ficam num silêncio constrangedor, essas duplas conversam amenidades para evitar tratar do que realmente os aflige. O grande tema do filme então não poderia ser outro senão a dificuldade dos homens em falar de si.
Isso pode tornar algumas das histórias um tanto frustrantes, como a primeira, a mais fraca, entre Eduard Fernández e Leonardo Sbaraglia, nos papéis de dois homens que se reencontram depois de anos. Embora Cesc Gay tenha a intenção de capturar a vergonha e preservar a privacidade dos personagens, e não tornar a situação sensacionalista, ela fica tão cheia de coisas não ditas que, para o espectador, é como se começasse e terminasse no mesmo ponto, sem conflito, sem narrativa.
Em seus melhores momentos, O que os Homens Falam transforma justamente esse silêncio em tema - seja quando o personagem de Eduardo Noriega, na ânsia de ter um caso após ser pai pela primeira vez, se vê forçado a encarar uma solidão, ou quando Javier Cámara se declara para sua ex-mulher com a porta fechada, sem vê-la. Se os homens falam, é por medo desse drama de ser ver sozinho de repente - um drama que, no mais, nunca distingue sexo nem idade.
O que os Homens Falam | Cinemas e horários
Ano: 2012
País: Espanha
Classificação: 14 anos
Duração: 95 min
Direção: Cesc Gay
Roteiro: Tomàs Aragay, Cesc Gay
Elenco: Ricardo Darín, Luis Tosar, Javier Cámara, Eduardo Noriega, Leonor Watling, Candela Peña, Cayetana Guillén Cuervo, Eduard Fernández, Leonardo Sbaraglia, Jordi Mollà, Alberto San Juan, Clara Segura, Ernest Villegas