Okja é o passo definitivo do cineasta sul-coreano Bong Joon-ho na direção de um cinema multinacional que atende os chamados quatro quadrantes do público: mulheres e homens, adultos e crianças. O fato de ser um filme produzido para streaming pela Netflix - embora Bong mostre na tela que Okja tem escopo e vocação para a tela grande - só confirma essa intenção de chegar a um público mais amplo possível.
Bong basicamente une Ocidente e Oriente ao referenciar Disney (o porco gigante geneticamente modificado tem as orelhas grandes e os olhos pequenos de Dumbo, e passa por altos e baixos emocionais que também evocam a animação clássica) e Hayao Miyazaki (em entrevistas a atriz Tilda Swinton conta que ela e Bong são fãs de Totoro, e mesmo as irmãs gêmeas que ela interpreta no filme são como uma releitura das irmãs de A Viagem de Chihiro), unidos por sua matriz fabular. Seu filme parte de uma premissa simples que não parece envenhecer: uma criança e seu bicho de estimação têm entre si a relação mais pura que pode haver num mundo onde deixar a infância significa perder a inocência. "Tirando ela e Okja todos os outros personagens são estúpidos", brinca Bong.
O que torna Okja interessante dentro da cinematografia do coreano é que, mesmo em busca desse discurso universalizante, Bong não lima as arestas que fazem seu cinema tão particular, principalmente em relação à variação de tons e gêneros. A modulação arriscada entre o humor e a violência - cujo ápice ele atingiu cedo na carreira, já em Memórias de um Assassino - volta em Okja sem se diluir demais. Nessa oscilação entre a caricatura e a gravidade (quando os ecoterroristas de Okja apanham da polícia, por exemplo, a câmera lenta tem ao mesmo tempo um efeito lúdico e agravante), ele encontra um meio termo que aos poucos se expande, e é por onde sua visão de mundo transita.
Assim como em O Expresso do Amanhã, o filme anterior de Bong e o primeiro falado em inglês, esse meio termo inequivocamente toma a forma da sátira. A sátira é o meio de expressão mais caro a Bong, para dar conta de todos os absurdos que ele vê na relação entre capitalismo e geopolítica hoje, embora o discurso ambientalista-anarquista de Okja já pudesse ser sentido há anos desde O Hospedeiro, o blockbuster de monstro sul-coreano que colocou Bong em evidência mundial.
Em certo momento de Okja, o líder dos anarquistas vivido por Paul Dano, num acesso de fúria, diz aos seus companheiros globalizados que "tradução é sagrado", e ao combinar uma variedade de registros e discursos fica claro que Bong Joon-ho está atrás de um esperanto próprio, um idioma capaz de resumir o desmanche e a fluidez de valores que presenciamos no mundo, capaz de capturar tanto a caricatura mais grotesca do homem quanto o gesto mais discreto de empatia.
Ano: 2017
País: EUA, Coréia do Sul
Duração: 1h58 min
Direção: Bong Joon-ho
Roteiro: Jon Ronson, Bong Joon-ho
Elenco: Ahn Seo-hyun, Tilda Swinton, Paul Dano, Jake Gyllenhaal, Byun Hee-bong, Steven Yeun, Lily Collins, Giancarlo Esposito, Yoon Je-moon, Shirley Henderson, Daniel Henshall, Devon Bostick, Choi Woo-shik, Phillip Garcia, Lynn Marocola, Myles Humphus, Bettina Skye, Kristoffe Brodeur, Lena Avgust, Jamar Greene, J.C. Williams, Michael D. Joseph, Milo Shandel