Uma mistura de fatos e ficção, o romance The Feather Men, lançado em 1991 pelo escritor Sir Ranulph Fiennes, até hoje divide opiniões. Há quem diga que a trama ali contada - uma perseguição a um grupo de ex-agentes das Forças Especiais britânicas por uma agência rival, contratada por um sheik vingativo - tem âncoras na realidade, especialmente nas ações da Special Air Service, a SAS, em Omã. A maioria, porém, incluindo as famílias das vítimas, trata o livro como obra de ficção que finge basear-se em ações reais de espionagem como uma maneira de vender mais.
Os Especialistas
Os Especialistas
Independente da verdade, Os Especialistas (The Killer Elite, 2011), filme baseado no livro, é um bom entretenimento para fãs desse gênero. A trama simplifica a história, buscando justificativas mais "humanas" para a matança, invertendo também os perseguidores em relação ao livro, sob a visão dos assassinos dos agentes da SAS.
Assim, o que poderia tornar-se um violento thriller político é amainado ao girar em torno dos temas da vingança e da família. Jason Statham vive um ex-mercenário tirado de sua aposentadoria para resgatar seu mentor (Robert De Niro). Ele é chantageado a caçar os assassinos dos filhos de um sheik, homens perigosos que hoje vivem pacificamente na Inglaterra. Esses ex-operativos são protegidos por uma organização secreta, os "Homens-Pluma", cujo principal agente é Spike (Clive Owen, turbinado com um bigode).
A opção pela amenização da politicagem é bem-vinda. Como os fatos são incertos, esquecem-se as teorias da conspiração em prol do espetáculo. As pancadarias e perseguições são empolgantes e usam os três astros principais da melhor maneira possível. Statham, De Niro e Owen não realizam nada aqui que já não estejam extremamente habituados a fazer (especialmente o primeiro, que nem se esforça), mas isso funciona extremamente a contento. É um filme de ação absolutamente satisfatório, que alterna bem as sequências de planejamento - indispensáveis no gênero - com a correira e tiroteios.
O clímax, porém, estende desnecessariamente a trama. Já havia um ótimo desfecho e não era necessário reiniciar a ação para resolver casos que já estavam resolvidos. A reviravolta soa gratuita e esse duplo encerramento tira um pouco do impacto do filme. Há também uma certa inconstância na direção de arte. O filme ora parece ser ambientado na década de 1970 ou 80, ora perde foco e fica nitidamente mais moderno. Inseguranças do diretor estreante Gary McKendry, mas perfeitamente aceitáveis para um primeiro trabalho de peso.
Os Especialistas | Cinema e horários
Leia mais sobre Os Especialistas
Ano: 2011
País: EUA, Austrália
Classificação: 14 anos
Duração: 105 min
Direção: Gary McKendry
Elenco: Jason Statham, Clive Owen, Robert De Niro, Dominic Purcell, Yvonne Strahovski, Aden Young, Ben Mendelsohn, Adewale Akinnuoye-Agbaje, David Whiteley, Matthew Nable, Lachy Hulme, Firass Dirani, Nick Tate, Bille Brown, Stewart Morritt