Filmes

Crítica

Quatro Vidas de Um Cachorro | Crítica

Filme envolvido em polêmicas emociona, mas não é inovador

27.01.2017, às 18H31.
Atualizada em 14.02.2017, ÀS 17H02

Filmes com o tema de animais de estimação - especialmente cachorros - já são uma tradição em Hollywood e costumam agradar ao público pela emoção mostrada em tela entre os bichinhos e seus donos. Esse é o tema de Quatro Vidas de Um Cachorro (A Dog’s Purpose), filme que adapta o livro de W. Bruce Cameron. Como o próprio título nacional revela, acompanhamos a história de um cachorro que reencarna quatro vezes para ajudar os humanos ao seu redor.

Um dos pontos positivos é a narração de Josh Gad (no original), que é como a consciência do protagonista em suas quatro vidas. Com uma voz suave, divertida e, ao mesmo tempo, profunda, o ator consegue passar ao público desde os sentimentos mais simples do cachorro  - como a vontade de brincar - até ideias mais profundas - como qual é o sentido da vida. Na condução de Bailey da história, a parte espiritual não é explicada, apenas acontece de forma orgânica, evitando questões que precisariam ser aprofundadas. Isso, no entanto, não faz falta na trama.

Independente das polêmicas recentes em torno da produção - saiba mais - o filme é bem feito e consegue emocionar bastante, principalmente quem tem ou já teve um cachorro. Na trama principal, o cão recebe o nome de Bailey e passa anos com a mesma família e seu dono Ethan. Aqui o filme acerta ao mostrar as mudanças na rotina da casa - problemas, conquistas, etc. - junto ao crescimento de Bailey. Em outras vidas vemos o personagem vivendo com uma jovem solitária, sendo um cão-policial, e descobrindo o mundo como um filhote.

O que incomoda em Quatro Vidas de Um Cachorro é sua falta de novidades no meio de tantas produções com o mesmo tema. Enquanto a ideia de mostrar várias vidas parece nova, as histórias dentro desse contexto são parecidas entre si, e também com outras produções que chegaram aos cinemas nos últimos anos: os humanos têm defeitos, cometem erros e cabe aos animais a tarefa de ajudar a corrigir esses problemas e mostrar como nós nos importamos com coisas pequenas e muitas vezes deixamos os sentimentos de lado. Uma lição bonita, porém repetida.

Nota do Crítico
Bom
Quatro Vidas de Um Cachorro
A Dog's Purpose
Quatro Vidas de Um Cachorro
A Dog's Purpose

Ano: 2017

País: EUA

Classificação: 10 anos

Duração: 107 min

Direção: Lasse Hallström

Elenco: Bradley Cooper, Dennis Quaid, Josh Gad

Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.