Filmes

Crítica

Rota de Fuga | Crítica

Veteranos Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger reunem-se novamente, agora em filme de fuga de prisão

10.10.2013, às 20H09.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H47

Depois de Os MercenáriosSylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger reúnem-se novamente em Rota de Fuga (Escape Plan). Se nos dois primeiros filmes revisionistas dos ano 80 os dois astros focaram-se no gênero de ação regada à macheza e armas pesadas, neste a parceria retoma outro tipo de produção que marcou época: o filme de fuga de prisão.

Rota de Fuga

None

Na trama de Rota de Fuga, Stallone vive Ray Breslin, uma autoridade mundial em construções de segurança máxima. Ele age como um consultor para o governo, sendo encarcerado sob identidade falsa para buscar falhas em penitenciárias diversas e escapar. No entanto, depois de dezenas de serviços concluídos com competência extrema, ele é colocado à prova em uma superprisão inexpugnável, chamada A Tumba, quando forças ocultas aproveitam-se de seus serviços para tirá-lo de ação.

O longa de Mikael Hafstrom (O Ritual) agrada especialmente pela construção dos desafios que o personagem de Stallone enfrenta. As soluções encontradas para as fugas são divertidas e suficientemente verossímeis. As interações entre os dois veteranos também funcionam, dando um clima saudosista ao filme, e o restante do elenco acompanha. Especialmente Jim Caviezel, que vive o diretor da superprisão, outro elemento positivo de Rota de Fuga ao criar um bom vilão.

Quando isolada dentro da prisão e focada no desafio imediato - fugir -, a trama é interessante o suficiente para manter a atenção. Mas a necessidade de uma conspiração maior faz a lógica do roteiro desabar. Entrar em detalhes aqui estragaria surpresas fundamentais da história, mas vale comentar que a reação de Ray ao descobrir quem o colocou na maior provação de sua carreira, uma que quase tirou sua vida, é absurdamente incoerente. Os personagens sofrem ali em prol da relação fraternal/truculenta Sly & Schwarza.

De qualquer maneira, é sempre divertido ver os dois sessentões trabalhando juntos em um longa em que eles efetivamente conversam e não estão ali apenas para correr de um lado ao outro atirando... não que também não façam isso em Rota de Fuga, claro, mas aqui o exagero é apenas no clímax.

Rota de Fuga | Trailer
Rota de Fuga | Cinemas e horários

Nota do Crítico
Bom
Rota de Fuga
Escape Plan
Rota de Fuga
Escape Plan

Ano: 2013

País: EUA

Classificação: 14 anos

Duração: 110 min

Direção: Doug Lodato

Elenco: Ray Liotta, Alexandra Breckenridge, Colin Ford, Billy Burke, Scott Michael Campbell

Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.