Filmes

Crítica

Os 33 | Crítica

Filme aposta na emoção para contar história real de mineiros soterrados no Chile

28.10.2015, às 13H56.

Em uma época em que o cinema explora a angústia do isolamento fora do nosso planeta em filmes como Gravidade e Perdido em Marte, Os 33 traz um contraponto interessante ao mostrar um ambiente extremamente hostil, a algumas centenas de metros de nós. Dirigido por Patricia Riggen (Sob a Mesma Lua) e com Antonio Banderas como protagonista, o filme reconta a história real dos 33 mineiros chilenos que ficaram presos na mina San José, em 2010, após um desabamento.

É difícil dar espaço de tela suficiente para 33 personagens, sem contar o núcleo das pessoas que organizam o resgate e as famílias, então Riggen prioriza os nomes mais fortes de seu elenco: Banderas (em atuação teatral como o líder dos mineiros), Juliette Binoche (irmã de um dos soterrados) e Rodrigo Santoro (como o recém-empossado Ministro de Energia).

A cena do desmoronamento é bem feita e dá conta da grandiosidade que cerca o incidente, mas Os 33 se desenrola mais como um suspense de pequenas ações. Uma delas é a posição do governo, que não quer os impactos negativos no caso de uma falha na missão de salvamento, e a decorrente repercussão na mídia. Apesar do debate em torno das causas do acidente e da reação do governo, o filme rapidamente deixa essa discussão de lado (e só volta a mencionar a companhia mineradora nos créditos finais) e se ocupa da jornada emocional do resgate.

Para quem conhece a história real dos 33, esse investimento do filme na criação de um suspense sobre o risco de vida dos mineiros pode parecer exagerado. De qualquer forma, não dá para condenar o cinema por tentar tornar a história mais empolgante do que ela realmente foi. Nesse sentido, Os 33 não tem nada de excepcional em relação a outros filmes de resgate em condições climáticas extremas, e tudo aqui que poderia ser uma particularidade da América Latina (os desdobramentos políticos, o mito da fraternidade multinacional) se torna acessório num filme feito para emocionar.

Nota do Crítico
Bom
Os 33
The 33
Os 33
The 33

Ano: 2014

País: Estados Unidos/Chile

Classificação: 14 anos

Duração: 120 minutos min

Direção: Patricia Riggen

Roteiro: Craig Borten

Elenco: Antonio Banderas, Rodrigo Santoro, Juliette Binoche, James Brolin, Lou Diamond Phillips, Mario Casas, Adriana Barraza, Kate del Castillo, Cote de Pablo, Bob Gunton, Gabriel Byrne, Naomi Scott, Jacob Vargas, Oscar Nunez, Juan Pablo Raba

Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.