Josh O'Connor em The Mastermind

Créditos da imagem: MUBI

Filmes

Crítica

The Mastermind coloca Josh O'Connor num roubo à moda Kelly Reichardt

Abordagem cautelosa da diretora gera contraste fascinante com a ansiedade do cinema de roubo

Omelete
3 min de leitura
24.05.2025, às 11H30.

O slow cinema de Kelly Reichardt vem há anos se mostrando especialmente eficaz em encenar processos, sejam eles físicos ou emocionais. Seu filme mais recente, Esculturas da Vida, leva isso à vida de uma artista cujo trabalho requer paciência, enquanto o anterior, First Cow, traçou cuidadosamente um paralelo (e a incompatibilidade) entre a criação de uma amizade e o corre-corre dos princípios do capitalismo. Com The Mastermind, a diretora se aventura num gênero que pode parecer a antítese dessa abordagem devagar: roubos.

O crime em questão é arquitetado por J.B. (Josh O’Connor) durante os anos 1970, quando até em sua pequena cidade no estado de Massachusetts (EUA) há protestos constantes contra a guerra do Vietnã. A sensação geral é de que algo deu errado, e ele vive esse marasmo se sustentando apenas com o dinheiro que recebe emprestado dos pais e do emprego de secretária da esposa, Terri (Alana Haim). Seu pai, o juiz da cidade (Bill Camp), não perde uma oportunidade de deixar clara sua decepção, e pelo menos o mais velho de seus dois filhos já está notando que há algo errado com o pai. Desinteressado em empregos tradicionais, ele decide apostar tudo no roubo de quadros valiosos do museu local.

É aqui que a assinatura de Reichardt se mostra uma ferramenta inesperadamente valiosa para colocar tudo isso em tela. É verdade que filmes de roubo são, tipicamente, máquinas velozes. O ritmo do planejamento, o arrepio de ver o ato se desenrolando e a apreensão das perseguições seguintes, porém, também são elementos recheados de cautela, e disso a cineasta entende. The Mastermind toca cada um dos acordes esperados de uma premissa como essa, e à moda Reichardt. A realizadora sempre brilhou na hora de enquadrar o passo-a-passo de seus personagens. Aqui, não é diferente, mas o resultado desfruta de uma tensão curiosa.

Os planos longos e cortes pontuais – quando combinados com a sensação de crescente perigo enquanto J.B. avalia o local, inicia o preparo, executa do roubo e precisa lidar com as consequências posteriores – conferem a The Mastermind uma ansiedade quieta e constante. Apesar do filme nunca apertar demais o cerco em volta do público, Reichardt vira o jogo contra nós. Até mesmo os mais fiéis defensores da diretora sentirão sua paciência testada – não porque The Mastermind é lento além do que estamos acostumados a ver em sua arte, mas porque agora a narrativa e a forma estão em contraste, e ela se aproveita disso para energizar a obra.

00:00/08:43
Truvid
auto skip
The Mastermind
MUBI

Essa reação química é o grande combustível de um filme que pouco faz para desenhar seus personagens. A maior decepção, particularmente de uma diretora tão capaz de comunicar com sutileza o interior de mulheres, é como Terri nunca passa da esposa frustrada com o marido, mas não para por aí. As motivações do próprio J.B. são mais inferidas – graças à atuação melancólica de O’Connor e pela temática geral que sublinha The Mastermind – do que estabelecidas.

Onde há uma bela construção é na ambientação dos EUA de 1970. Já nas últimas faíscas do movimento hippie e filmado por Reichardt como um local congelado no tempo e espaço, o país serve como moldura para The Mastermind. Essa conexão vibra logo abaixo da superfície o filme todo, com jovens protestando aqui e noticiários falando da guerra ali, e é literalizada numa grande sequência final. Quaisquer dúvidas sobre a intenção da diretora são sanadas quando ela essencialmente iguala J.B. a todas as outras pessoas que, por desespero ou princípio, vão contra o sistema porque vêem seus planos saindo pela culatra. A má notícia, para ele, é que o sistema normalmente ganha.

Nota do Crítico
Ótimo

The Mastermind

The Mastermind

Ano: 2025

País: EUA

Duração: 110 min

Direção: Kelly Reichardt

Roteiro: Kelly Reichardt

Elenco: John Magaro , Bill Camp , Hope Davis , Josh O'Connor , Gaby Hoffmann , Alana Haim

Onde assistir:
Oferecido por

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.