Atualmente, as adaptações de videogames são uma constante na indústria cinematográfica por vários motivos, mas o principal é que aproveitam a base global de fãs para garantir que o filme seja, no mínimo, lucrativo. Em seu novo exemplar, Hollywood foi atrás de um dos títulos mais vendidos da história e fez Um Filme de Minecraft. O resultado é uma comédia que brilha graças à dupla principal: Jack Black e Jason Momoa .
Não há dúvidas de que o ator de Escola de Rock (2003) sabe fazer comédia e ainda mais ao lado de seu antigo colaborador, Jared Hess, com quem já fez Nacho Libre (2006). Mas a grande questão aqui era se eles conseguiriam realizar uma adaptação realmente fiel ao videogame, já que se trata de um mundo aberto e regido pela criatividade do jogador. Simplificando, em Minecraft, o game, não há uma história linear e concreta para adaptar, apenas uma infinidade de personagens e elementos, além daquele formato absurdamente retangular de cada uma das coisas que habitam este universo.
Por outro lado, o risco veio com Jason Momoa e a escolha de um ator que sempre interpreta papéis semelhantes, um cara durão, um guerreiro ou algo parecido, dada sua aparência enorme e cabelo rebelde. Aqui, o desafio era um território completamente desconhecido para ele: interpretar um ex-campeão de videogame que caiu na desgraça do esquecimento e cuja tristeza o leva a... viver em um videogame. Os trailers que antecederam a estreia foram complicados para o ator.
No entanto, nunca podemos esquecer que bromances podem acontecer num piscar de olhos. Em outras palavras, Jack Black e Jason Momoa são pura diversão, garantida pela química entre eles. Nas palavras do diretor, eles se amavam em silêncio antes de se conhecerem. Nas entrevistas antes da estreia, eles não conseguiam parar de falar sobre o quanto se divertiram juntos, os lugares onde foram comer, os esportes radicais que deveriam experimentar e o quão flexíveis estavam dispostos a ser para se adaptarem um ao outro. Isso tudo é visto na tela. E esse é o maior ponto a favor do longa-metragem.
Em termos de originalidade, adaptar Minecraft foi um desafio pelos motivos explicados acima: não havia uma história para adaptar, e isso reflete até na escolha do título do filme. Segundo o diretor, o filme é chamado de Um Filme Minecraft porque "é uma história entre tantas outras que podem acontecer neste mundo aberto". Esse mundo existe e o que o filme conta é apenas uma das infinitas possibilidades. Em filmes futuros (que certamente serão feitos), os elementos e a lógica já estarão apresentados, agora é hora de aproveitá-los.
Obviamente há um porém. Embora a dupla de atores seja brilhante e engraçada, ainda é apenas mais um filme como o antigo Mario Bros. ou o mais recente Jumanji, por exemplo. Há uma fórmula que se repete neste filme também em termos da estrutura do roteiro. Se não fosse pelas loucuras que Hess sempre traz aos seus longas-metragens, esta seria uma obra esquecível e apenas mais um na lista de "videogames de tela grande".
Mas nessa criatividade, sempre a serviço de contar uma história e fazer rir, há também um traço distintivo no filme. Todos os personagens e ferramentas/habilidades usadas estão bem posicionados e bem feitas. Os elementos trazidos do videogame para a tela são outro grande acerto do filme: eles tornam as ferramentas e os habitantes vivos desses mundos para dar volume e criar situações totalmente absurdas onde os protagonistas brilham. Nessa combinação, o trio de atores e diretores poderia repetir e eu iria assistir novamente, sem hesitar.
Um filme do Minecraft, se não fosse por Momoa, Black e Hess, seria apenas mais um jogo, um que você não salvaria ou que se perderia no universo maior do videogame. No entanto, este filme conseguiu quase 100 minutos muito engraçados com personagens cheios de carisma, desde Steve (Black) a Garrett (Momoa) passando pelos moradores da vila até Denis (o lobo), e aventuras que ultrapassam a barreira até o mundo real e um amor inesperado. Um bom jogo que vale a pena salvar.
Um Filme Minecraft
A Minecraft Movie
Ano: 2025
País: EUA
Direção: Jared Hess
Elenco: Jack Black , Jason Momoa
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários