Filmes

Crítica

Zoom | Crítica

Exercício de estilo reúne Mariana Ximenes, Alison Pill e Gael Garcia Bernal

12.09.2015, às 01H26.

Um filme sobre um quadrinho a respeito de um diretor rodando um longa sobre uma escritora cuja protagonista de seu romance é a autora do quadrinho. Com essa estrutura de serpente comendo a própria cauda, Zoom, de Pedro Morelli, leva ao extremo ideias de metalinguagem, com inventividade.

Cada segmento do longa tem sua linguagem, elenco e ritmo próprios. São como três contos, sendo que um é responsável pelo outro. A forma é bastante interessante, especialmente no segmento do quadrinho, que é totalmente animado em rotoscopia.

Como ligação temática entre as três partes estão a arte e o sexo. Emma (Alison Pill) é uma quadrinista que durante o dia trabalha em uma fábrica de bonecas sexuais realistas. A modelo Michelle (Mariana Ximenes) aspira uma carreira como escritora, mas só é respeitada pela sua beleza. Já Edward (Gael García Bernal) é um cineasta de filmes de ação que usa o sexo como forma de manipulação enquanto trnta realizar seu trabalho mais pessoal e sensível.

Mas se na forma é interessante, Zoom se perde no conteúdo. A coprodução entre Brasil e Canadá emprega esse elenco multicultural com resultado irregular. O segmento de Alisson Pill é mediano, o de Gael Garcia Bernal é bom e o de Mariana Ximenes, ainda que a atriz se esforce, é difícil de ver em alguns momentos. Nos cruzamentos entre eles o filme chega a ter momentos de brilho, especialmente nas contestações de mercado e arte - como na sequência em que ironiza o merchandising que acaba de fazer - mas no todo, fica a certeza de que as tramas, ainda que inteligentemente estruturadas, não tem estofo suficiente para sustentar um filme, mesmo moldando-se aos desígnios de seus personagens/autores.

Se a história é a estrutura e o foco não está nos personagens, simplesmente não há uma história a ser contada. Há um exercício de estilo.

Nota do Crítico
Regular
Zoom (2015)
Zoom
Zoom (2015)
Zoom

Ano: 2015

País: Brasil

Classificação: LIVRE

Duração: 0 min

Direção: Pedro Morelli

Elenco: Gael García Bernal, Alison Pill, Mariana Ximenes, Jason Priestley, Tyler Labine

Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.