Filmes

Artigo

Da frigideira: O Código Da Vinci

Da frigideira: O Código Da Vinci

17.05.2006, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H20

O código Da Vinci

The Da Vinci Code

EUA, 2006
Suspense - 101 min

Direção: Ron Howard
Roteiro: Akiva Goldsman, baseado em livro de Dan Brown

Elenco: Tom Hanks, Audrey Tautou, Ian McKellen, Alfred Molina, Jürgen Prochnow, Paul Bettany, Jean Reno, Etienne Chicot, Jean-Pierre Marielle, Clive Carter, Seth Gabel, Marie-Françoise Audollent, David Bark-Jones, Jean-Yves Berteloot




Como já virou tradição aqui no Omelete, ao sair de um filme aguardado, nós colocamos os dedos para trabalhar e digitamos o mais rápido possível o que acabamos de ver. Foi assim com outras produções que acompanhamos desde os primeiros boatos... é assim com O Código Da Vinci (The Da Vinci Code, 2006), longa que foi visto na noite de ontem por três Cozinheiros.

Com a proximidade da data de estréia (sexta - 19 de maio), esta versão direto Da Frigideira tem um único motivo: o filme ainda não havia sido exibido até então. A primeira sessão mundial para a imprensa aconteceu algumas horas antes da nossa, em Cannes, onde a adaptação da obra de Dan Brown foi a responsável por abrir o mais glamouroso festival de cinema do mundo.

Guardadas as devidas proporções, havia também muita expectativa pela sessão em São Paulo. Nem todos os jornalistas especializados foram chamados para assistir ao filme ao lado dos convidados do estúdio (o que gerou grande polêmica no meio). Apesar de marcada para começar às 21h, a maioria das pessoas resolveu não arriscar e chegou com pelo menos meia hora de antecedência.

Após o já tradicional atraso de 15 minutinhos - tempo para esperar os que eventualmente ficaram presos no trânsito - as luzes se apagaram e foram exibidos um vídeo promocional (O bicho vai pegar) e dois trailers (Click e Cassino Royale). Só depois disso o filme começou de verdade. E bem! A rápida perseguição pelo Museu do Louvre é seguida por um crime e dá o tom de mistério que vai seguir a história até o fim.

Para ajudar a solucionar o que aconteceu é chamado o especialista em sinais Robert Langdon - Tom Hanks, bastante diferente com seus cabelos compridos. O chefe da polícia encarregado pela investigação é interpretado por Jean Reno e não demora muito tempo para entrar em cena Sophie Neveu, papel da bela Audrey "Amelie" Tautou. O triângulo entre os três vai continuar por toda a complexa história (que é cheia de reviravoltas e longas explicações), mas quem acaba chamando mais a atenção é Sir Ian McKellen. Quando está em cena interpretando Sir Leigh Teabing, o inglês mostra uma enorme superioridade em relação aos colegas.

Não cabe a este espaço falar mais sobre as atuações e outros efeitos técnicos do filme. Para isso teremos nesta quinta duas críticas especiais sobre o longa. Uma delas por um Cozinheiro que leu o livro, e outra por um que conseguiu bravamente resistir ao hype e foi ver o filme sem ter sequer colocado as mãos na obra de Dan Brown. E quer saber a verdade? Pela rápida conversa que tivemos ao fim da sessão, o apreço ao livro e à forma como a história é contada pode ser decisivo na apreciação do filme (que, por conta disso, teve uma péssima recepção no tradicionalíssimo Cannes - que preza o cinema como arte). Resumindo: quem não leu não gostou. Sorte do Sr. Brown, já que O Código Da Vinci vendeu milhões de cópias mundo afora. Ao menos o sucesso comercial está garantido... e é este o grande segredo por trás do Código, não?

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.