Os primeiros 35 minutos de Divertida Mente 2, exibidos na CinemaCon 2024, reapresentam as emoções principais, Medo, Raiva, Alegria, Tristeza e Nojo. Tudo acontece enquanto Riley, a protagonista, está num jogo de hóquei, logo antes de um flashback do que rolou com a garota até completar 13 anos, quando ela é considerada uma adolescente!
As primeiras ilhas da mente da jovem também começam a ser mostradas, família, amizades, crenças! De repente, vemos a criação de uma nova emoção, com uma luz azul que lembra o DNA, m as que, na verdade, é a Ansiedade. Alegria começa a falar sobre como é bonito ter consciência do próprio papel, até que é interrompida pelo jogo de hóquei!
Como mostra a prévia, Riley é muito boa e uma das mais habilidosas do time e ela engata mais uma memória após uma grande vitória. No final do jogo, a treinadora do Ensino Médio chama Riley e as amigas para uma seletiva para um novo time e o filme segue.
Riley reaparece depois do jogo em seu quarto arrumando o próprio taco e os pais chegam para dar parabéns pelo ótimo dia! Uma memória aparece e Riley começa a lembrar de como ela pode fracassar, igual a um outro jogo em que ela foi mal. Mas a mãe lembra que ela é capaz e Alegria consegue tirar a memória e usa uma ferramenta para isolar completamente aquela lembrança — pelo visto isso vai ser usado depois. E o filme deixa a dúvida: será que é bom mesmo não lidar com fracassos?
Alegria interrompe tudo e tenta pedir desculpas, mas Ansiedade se mete e começa a dar mil comandos, então Riley não para de falar, mas resolve o problema. E as emoções todas começam a parabenizá-la, enquanto isso, Alegria se sente rejeitada, já que ela resolveu tudo. Ansiedade começa a convencer a própria Alegria de que elas precisam se planejar. Ela concorda, mas em determinado momento Ansiedade vai e joga toda a “autoconsciência”.
Todas as emoções ficam chocadas, e de repente eles veem que Ansiedade transformou Riley completamente! Ela diz que essa é uma nova Riley e que eles têm que sumir.
Ansiedade então prende todos e os joga muito longe. Riley agora é dominada por Ansiedade, Inveja, Vergonha e Tédio! Vemos depois todas as cinco primeiras emoções presas em um depósito que emoções suprimidas ficam. Elas encontram lá mais um amigo escondido de Riley, um cachorrinho em desenho animado que fala com a própria sombra! Depois conhecem um personagem de videogame que Riley era apaixonada! Os dois são feitos em estilos diferentes, um em 3D estilo PlayStation 2 e o outro como um desenho antigo.
É uma evolução claríssima do primeiro filme!