O documentário Metal: Uma Jornada pelo Mundo do Heavy Metal (Metal - A Headbanger's Journey) finalmente chega ao Brasil. Em circuito bem limitado, mas, ainda assim, é melhor do que nada. O documentário foi realizao em 2005 pelo sociólogo estadunidense Sam Dunn e analisa esse que é considerado por muitos como um dos estilos mais underground do rock.
O Omelete publica a crítica do filme ainda hoje, mas já vamos adiantando o que os fãs do gênero podem esperar. Em Metal, Dunn parte em uma extensa pesquisa, entrevista um sem-número de músicos e especialistas para responder, afinal, por que apesar do grande número de fãs o Metal é um estilo ainda considerado marginal?
metal
Para tanto, ele explica as origens e características do estilo, e conversa com personalidades como Bruce Dickinson (Iron Maiden), Lemmy Kilminster (Motörhead), Dee Snider (Twisted Sister), Alice Cooper, e membros do Rage Against the Machine, Korn, Black Sabbath, Slipknot e outros. Ou seja, Dunn é estadunidense e seu conceito do que é heavy metal também o é. Afinal, só mesmo nos Estados Unidos pra bandas como Twisted Sister, Rage Against the Machine, Korn e Slipknot serem consideradas metaleiras.
De qualquer maneira, o documentário parece ser interessante e vem recebendo elogios da mídia especializada (em heavy metal, não em cinema). O filme será exibido a partir desta sexta-feira nas seguintes cidades e cinemas: São Paulo (Unibanco Arteplex e Cine Bombril), Rio de Janeiro (Unibanco Arteplex e Rio Design), Belo Horizonte (Cine Ponteio), Porto Alegre (Unibanco Arteplex), Curitiba (Unibanco Arteplex), Fortaleza (Espaço Dragão do Mar) e Santos (Espaço Miramar).
Vale a pena os fãs de heavy metal darem uma conferida. Não só eles, mas também os fãs de "música pesada" em geral ou mesmo os simplesmente curiosos em saber mais sobre esse estilo musical que, mesmo renegado ao segundo plano, tem admiradores e fãs ardorosos nos quatro cantos do mundo.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários