ATENÇÃO: Spoilers de É Assim que Acaba e É Assim que Começa a seguir!
O lançamento de É Assim que Acaba nos cinemas trouxe para a tela grande a história dramática de Lily (Blake Lively), que vive um relacionamento abusivo com Ryle (Justin Baldoni) enquanto encontra uma possibilidade diferente em seu amor de infância, Atlas (Brandon Sklenar).
O que alguns espectadores não devem saber é que o best-seller de 2016 que gerou É Assim que Acaba tem uma continuação. Escrita por Colleen Hoover, a série continuou com o livro É Assim que Começa, lançado em 2022. Mas o que acontece nessa sequência? O Omelete te conta tudo a seguir!
Antes, vale pontuar uma diferença importante entre os finais de É Assim que Acaba no livro e no filme: enquanto, na versão original de Hoover, Lily decide tentar dividir a guarda da filha com Ryle, o que é o estopim para a presença continuada do ex-marido na vida da protagonista durante a sequência, a adaptação cinematográfica deixa claro que Lily ficou com a guarda completa da pequena Emerson, cortando Ryle de sua vida inteiramente.
É uma mudança relevante, uma vez que É Assim que Começa mostra Lily tentando conviver com o ex-marido abusivo, sem necessariamente afastá-lo da convivência com a filha, enquanto busca uma forma de seguir adiante com Atlas. Inicialmente, a protagonista se mostra relutante em engatar um novo relacionamento, mas os dois acabam indo em alguns bons encontros e dormindo juntos - o que, é claro, deixa Ryle furioso.
Após uma tentativa de agressão do ex, Lily decide afastá-lo definitivamente de sua família e, quando Atlas a ajuda abrigando a pequena Emerson, os dois definem oficialmente o seu novo relacionamento. O confronto definitivo entre Lily e Ryle acontece com a mediação da irmã do rapaz, Allysa (vivida por Jenny Slate na adaptação cinematográfica de É Assim que Acaba), que apoia a ex-cunhada e obriga o irmão a concordar com os termos dela: Ryle terá que começar terapia para lidar com seus ataques de raiva, e só terá visitas supervisionadas com a filha.
É Assim que Começa também mergulha um pouco na história pregressa de Atlas, mostrando que ele tem um relacionamento fraturado com a mãe, Sutton, que também tem atitudes abusivas. Durante o livro, Sutton revela ao filho mais velho que ele tem um irmão, Josh, de onze anos de idade, e o pré-adolescente acaba indo morar com Atlas após revelar a ele que a mãe continua se comportando da mesma forma. Atlas consegue fazer a mãe concordar em passar a guarda do menino para ele, contanto que a família se reúna uma vez por semana para um jantar em seu restaurante.
O livro de Colleen Hoover termina nos contando que, seis meses depois de começarem seu namoro, Lily e Atlas decidem morar juntos - e, seis meses depois disso, vemos Josh ajudando o irmão mais velho a preparar seus votos de casamento.