AVISO DE GATILHO: O texto a seguir discute assédio sexual e suicídio.
A atriz francesa Emmanuelle Debever, que acusou Gerard Depardieu de assédio no set do drama de época Danton - O Processo da Revolução (1982), morreu aos 60 anos de idade.
A notícia foi confirmada pela imprensa francesa e repercutida pelo Deadline, citando que Debever cometeu suicídio no último dia 7 de dezembro, mesma data em que uma nova reportagem investigativa sobre as acusações contra Depardieu foi ao ar na TV local.
Debever relatou o seu caso pela primeira vez em 2019, em um post no Facebook, onde disse que Depardieu "colocou as mãos por debaixo da sua saia e tentou tocá-la" durante as filmagens de uma cena ambientada em uma carruagem. "Eu não consenti de nenhuma forma a isso", escreveu ela.
Depardieu foi acusado de assédio e estupro por várias outras mulheres, em casos que ocorreram desde os anos 1980 até 2022. Duas delas, as atrizes Hélène Darras e Charlotte Arnaud, entraram com processo formal contra o astro francês - os casos ainda estão em curso na Justiça do país.
Natural de Marselha, Debever teve passagem rápida pelas telas durante os anos 1980. Além de Danton, apareceu também na minissérie Joëlle Mazart (1982) e no filme Um Jogo Brutal (1983), antes de se aposentar da indústria do entretenimento.