Antes de Grindhouse: Feriado Sangrento está na cabeça de Eli Roth há 40 anos

Créditos da imagem: Sony Pictures/Divulgação

Filmes

Entrevista

Antes de Grindhouse: Feriado Sangrento está na cabeça de Eli Roth há 40 anos

Diretor explica o que o levou a filmar o slasher agora, quase 20 anos depois do trailer que fez parte de Grindhouse

Omelete
2 min de leitura
08.12.2023, às 15H57.

Em aquecimento para o natal, em tempos de pós Black Friday, chega nos cinemas do Brasil um slasher apropriadíssimo: Feriado Sangrento (ou Thanksgiving, no nome original), novo filme do diretor Eli Roth (O Albergue), segue uma sequência de assassinatos temáticos no dia de Dia de Ação de Graças (celebrado na quarta quinta-feira de novembro). Quem é fã de terror - ou, talvez, de Quentin Tarantino, amigo próximo de Roth - sabe que a ideia do filme já existe desde 2007, quando Roth filmou o trailer, uma quase sátira sangrenta, para fazer parte de Grindhouse (longa de 2007 que uniu Planeta Terror, de Robert Rodriguez, e À Prova de Morte, de  Tarantino). Ao Omelete, no entanto, Roth revelou que Thanksgiving existe em sua cabeça desde seus 12 anos, então foram muito mais que 20 anos até sua realização completa. 

O que dá o pontapé na série de crimes de Feriado Sangrento é o que ficará marcado como sua cena icônica, um massacre em uma loja de departamento causada, pura e simplesmente, pela afobação humana em uma promoção de Black Friday. Apesar de absurda, a cena transmite algo de real sobre o comportamento humano e a mentalidade de multidão. Por isso, na conversa com Roth, buscamos entender se por acaso a pandemia de Covid-19 - e todas as revelações que tivemos sobre a humanidade na crise sanitária - influenciou a cena em questão. O diretor rapidamente disse que não, mas que a quarentena foi precisamente o acontecimento que o levou a concretizar o filme. 

"O que [a pandemia] influenciou foi a decisão de fazê-lo”, disse. “Porque esta foi a primeira vez que eu pensei "pode ser que isso realmente nunca aconteça". A incerteza do futuro foi o que fez Roth prometer para si mesmo que assim que a pandemia acabasse, ele faria o filme, “não importa o que acontecesse”. Para o diretor, uma ideia que ele teve na infância ao lado do amigo Jeff Rendell  - e que não saiu de sua cabeça desde então - não poderia ficar sem ver a luz do dia. 

“Grindhouse foi uma desculpa para filmar várias destas ideias, mas isso era algo que eu queria fazer desde os 12 anos. Então eu disse 'eu preciso fazer isso, este é o trabalho da minha vida ou eu fracassei como um cineasta”. 

Feriado Sangrento terá sua primeira exibição no Brasil no sábado de CCXP e estreia em 7 de dezembro nos cinemas brasileiros. 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.