O Festival de Cannes 2021 vai conceder ao diretor italiano Marco Bellocchio uma Palma de Ouro honorária pelo conjunto da obra. A informação foi confirmada pelo THR.
O cineasta vai receber a homenagem durante a cerimônia de fechamento do festival, em 17 de julho. Bellocchio também vai estrear o seu novo documentário, Marx Can Wait, no evento.
- Cannes: Filme brasileiro Medusa é selecionado em mostra paralela; veja lista
- Festival de Cannes 2021: Spike Lee aparece em pôster oficial do evento
- Brasileiro A Última Floresta vence prêmio do público no Festival de Berlim
Aos 81 anos, o italiano é considerado um dos maiores diretores vivos do país europeu. Na ativa desde os anos 1960, ele exibiu sete filmes em Cannes, incluindo o recente O Traidor, de 2019, que contava com a brasileira Maria Fernanda Cândido no elenco.
Outros filmes de destaque da carreira de Bellocchio são De Punhos Cerrados (1965), Olhos na Boca (1982), Bom Dia, Noite (2003), Vincere (2009) e A Bela que Dorme (2012). Ele será o segundo homenageado de Cannes 2021, que já anunciou uma Palma de Ouro especial para a atriz e diretora Jodie Foster.
O festival terá estreias aguardadas, como o musical Annette (com Adam Driver e Marion Cotillard) e a comédia A Crônica Francesa (de Wes Anderson). O Marinheiro das Montanhas, produção brasileira de Karim Ainouz, também fará parte de uma das sessões desta edição.
O evento francês, que ocorre entre 6 e 17 de julho, também será palco de uma exibição especial de Velozes e Furiosos 9.