A 1ª edição do Festival de Cinema Europeu Imovision, que acontece entre 24 e 30 de abril, divulgou hoje (4) a sua seleção completa, com 14 produções inéditas de oito países europeus
A seleção inclui títulos premiados como Dreams, filme de Dag Johan Hauregard que venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim 2025. O filme de Hauregard é parte da trilogia Sex, Love & Dreams - os outros dois longas já estão em cartaz nos cinemas brasileiros.
Outro destaque é Emmanuelle, releitura do clássico erótico pela diretora Audrey Diwan, no qual Noémie Merlant (Retrato de Uma Jovem em Chamas) vive uma turista em jornada de descoberta sexual em Hong Kong. O elenco estrelado ainda conta com Naomi Watts (Cidade dos Sonhos), Will Sharpe (The White Lotus) e Jamie Campbell Bower (Stranger Things).
O Festival também liberou o seu pôster oficial, que você pode conferir logo abaixo. Prestando homenagem à cidade anfitriã do evento oficial de abertura, Niterói (RJ), o cartaz destaca a silhueta do Reserva Cultural Niterói, projetado por Oscar Niemeyer.
Mais do que uma escolha estética, a imagem carrega um gesto simbólico: Niemeyer concebeu o edifício como uma fita de cinema em movimento, da continuidade e da emoção. Essa escolha simbólica reforça o espírito do festival: o desejo de construir pontes entre o cinema europeu e o olhar brasileiro.
Seguindo na seleção, o renomado diretor alemão Tom Tykwer (Corra, Lolla, Corra) apresenta o seu novo filme A Luz no Festival de Cinema Europeu Imovision, marcando a segunda exibição mundial da obra após estreia no Festival de Berlim 2025. A trama acompanha uma família em colapso através dos anos.
As novidades não param por aí: representando a Grécia, Síndrome da Apatia, de Alxandre Avranas, foi vencedor do Prêmio Interfilm no Festival de Veneza 2024; a Itália chega com Ópera! - Canção Para um Eclipse, versão moderna do mito de Orfeu e Eurídice com figurino da Dolce & Gabbana e participações de Rossy de Palma (Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos) e Vincent Cassel (O Ódio); e também de lá vem Em Qualquer Lugar, A Qualquer Hora, drama social de Milad Tangshir que homenageia o clássico Ladrões de Bicicleta, de Vittorio De Sica.
Em tributo ao icônico cantor e ator Charles Aznavour, o drama biográfico Monsieur Aznavour traz Tahar Rahim (O Profeta) no papel título. Também da França, Entre Nós, o Amor, é um drama familiar estrelado por Valeria Bruni-Tedeschi (Loucas de Alegria) e Félix Lefebvre (Verão de 85). E, por fim, a participação do país se encerra com Brincando com Fogo, que rendeu a Vincent Lindon (Titane) o prêmio de Melhor Ator no Festival de Veneza 2024.
A Suíça está representada no festival com Misty - A História de Errol Garner, uma cinebiografia sobre a lenda do jazz, dirigida por Georges Gachot (Onde Está Você, João Gilberto). Já a Alemanha traz A Arte do Caos, suspense noir de Thomas Arslan, selecionado para a Mostra Panorama no Festival de Berlim.
Diretamente da Ucrânia, Você é o Universo, de Pavlo Ostrikov, aborda uma história de amor ambientada no fim da humanidade, e foi selecionado no Festival de Toronto 2024. O cinema islandês marca presença no evento com Quando a Luz Arrebenta, de Rúnar Rúnarsson, um drama sobre luto que foi aclamado no Festival de Cannes 2024.
Por fim, encerrando a lista há O Último Moicano, de Frédéric Farrucci, um thriller sobre resistência estrelado por Alexis Manenti (Os Miseráveis) e selecionado para o Festival de Veneza 2024.
O Festival de Cinema Europeu Imovision conta com patrocínio da Prefeitura de Niterói, por meio da NELTUR – Niterói Empresa de Lazer e Turismo, e com apoio da Unifrance, Reserva Cultural, ETC Filmes, Palavra! e parceria de mídia com Omelete, UOL, Ingresso.com e Bravo!.
A programação com salas e horários do festival será divulgada em breve.
Já preparem a pupunha!