O Festival de Sundance 2025 anunciou na tarde de hoje (11) a seleção de filmes que serão exibidos no evento - e a lista, como de costume, está cheia de projetos estrelados por nomes importantes de Hollywood, projetos excitantes de novos talentos e premissas curiosas que só poderiam vir do cinema indie.
O que é novidade, no entanto, é o seguinte: o Omelete vai cobrir o evento in loco este ano! Como não somos bobos nem nada, já estamos organizando a nossa lista de filminhos que não perderemos de jeito nenhum - que tal conferir com a gente quais são logo a seguir?
O Festival de Sundance 2025 acontece entre 28 de janeiro e 2 de fevereiro, em Park City (EUA). Fique de olho no Omelete para acompanhar todos os detalhes do evento.
Kiss of the Spider Woman
Remake do filme O Beijo da Mulher-Aranha, lançado originalmente em 1985 e coestrelado pela brasileira Sônia Braga, este musical de Bill Condon (Dreamgirls) acompanha um prisioneiro político (Diego Luna) que divide uma cela com uma travesti (Tonatiuh). Os dois se mantém entretetidos com fantasias sobre Ingrid Luna (Jennifer Lopez), a estrela de cinema favorita de um deles.
Inspirado tanto no filme de Hector Babenco quanto no musical da Broadway realizado uma década depois - por sua vez, ambos foram baseados no livro de Manuel Puig -, Kiss of the Spider-Woman tem tudo para ser figura de destaque na temporada de premiações de 2026.
Jimpa
Após o sucesso de Toda Terça-Feira, a cineasta Sophie Hyde retorna á Sundance e aos retratos da comunidade LGBTQIAPN+ com este filme estrelado por Olivia Colman e John Lithgow. Na trama, ela é a mãe de une adolescente não-binárie (Aud Mason-Hyde), que passa por uma transformação importante quando vai visitar o seu avô gay (Lithgow), residente de Amsterdã (Holanda).
Twinless
Dylan O'Brien estrela esta comédia dramática sobre um rapaz que perde o irmão gêmeo e encontra um programa ultra-específico para pessoas que passaram pela mesma situação - incluindo o personagem do também diretor James Sweeney, com quem o protagonista vai construindo uma relação codependente.
O elenco de Twinless ainda conta com Lauren Graham (Gilmore Girls) e Aisling Franciosi (Não Fale o Mal).
Rabbit Trap
Neste horror inspirado por lendas irlandesas e ambientado em 1973, uma musicista experimental (Rosy McEwen) e seu introvertido marido (Dev Patel) se mudam para uma cabana isolada para finalizar seu último trabalho. Por lá, no entanto, eles atraem a atenção de uma jovem caçadora (Jade Croot) que pode ter muito a esconder.
Filme de estreia do diretor Bryn Cheney, Rabbit Trap tem tudo para virar um hit inesperado entre os fãs de terror.
Opus
Uma jovem jornalista (Ayo Edebiri) é chamada para visitar a mansão de um popstar (John Malkovich) famosamente recluso, que está prestes a fazer sua aguardada volta para os holofotes. Fácil encarar o terror de estreia de Mark Anthony Green, que ainda conta com Juliette Lewis, Murray Bartlett e Amber Midhunter no elenco, como Corra! misturado com Sorria 2 - mas ele também promete entregar muito mais do que isso.
Together
Casal na vida real, Dave Franco e Alison Brie se juntam para o terror Together, sobre uma jovem família que se muda para longe da correria da cidade grande - mas, quando uma presença estranha começa a assombrá-los, as rachaduras do seu relacionamento ficam mais claras.
Descrito como um body horror ousado pela programação de Sundance, o longa de Michael Shanks é outro que pode surpreender os fãs de cinema de gênero.
The Legend of Ochi
Produzida pelos irmãos Anthony e Joe Russo, esta aventura fantástica mostra uma garota do interior que foi criada pelo avô (Willem Dafoe) para temer a criatura mágica conhecida como Ochi. Quando ela encontra um bebê da espécie machucado, no entanto, esses ensinamentos serão testados.
Com Finn Wolfhard e Emily Watson no elenco, o filme é dirigido por Isaiah Saxon, em sua estreia nos longas-metragens - antes de Ochi, ele assinou clipes para Björk e Dirty Projectors.
Oh, Hi!
Uma comédia romântica estrelada por Logan Lerman? Pode nos colocar na lista! No filme de estreia da diretora Sophie Brooks, o astro de Percy Jackson interpreta Isaac, metade de um casal (com Iris, vivida por Molly Gordon) que vai passar um fim de semana nas montanhas. Iris acha que Isaac vai finalmente pedí-la em casamento, mas ele - apavorado pela ideia de se comprometer - tem outros planos.
The Thing with Feathers
Benedict Cumberbatch interpreta um pai de família que, ao perder a esposa, começa a perder também o seu senso de realidade. A premissa deste drama, adaptado de uma aclamada novela de Max Porter, pode soletrar um retorno do ator britânico às grandes premiações de Hollywood - isso se o detalhe fantasioso da trama, na qual o viúvo vê uma manifestação monstruosa do seu pesar invadir o apartamento que divide com os filhos, não atrapalhar.
The Wedding Banquet
Direto do sucesso de Wicked, o comediante Bowen Yang estrela esta releitura cômica de O Banquete de Casamento, clássico de Ang Lee, para os dias atuais. Reunindo-se com Andrew Ahn, seu diretor no ótimo Fire Island, Yang interpreta um imigrante gay que propõe à melhor amiga (Kelly Marie Tran) uma troca: case-se com ele para evitar que ele seja deportado, e ele vai pagar pelos tratamentos in vitro da namorada da moça (Lily Gladstone), que sonha em ser mãe.
O elenco excepcional do longa ainda inclui as lendas Joan Chen (O Juiz) e Young Yuh-jung (Minari), dos dois maiores ícones asiáticos do cinema.
The Six Billion Dollar Man
Diretor do aclamado documentário Razões Para a Guerra (2005), Eugene Jarecki passou anos pesquisando a vida e as polêmicas de Julian Assange para tentar realizar o retrato definitivo do fundador do WikiLeaks, do caso contra e a favor de suas ações no comando do site, e de sua vida como refugiado da Justiça americana. No mínimo, é um filme que promete movimentar discussões.
2000 Meters to Andriivka
Mstyslav Chernov expôs os horrores da invasão russa à Ucrânia - e ganhou um Oscar no processo - com o seu 20 Dias em Mauripol, mas a história que ele tinha para contar ainda não acabou. Na "sequência" 2000 Meters to Andriivka, ele mostra como o contra-ataque das forças ucranianas falhou em espantar o exército russo do país, usando um pequeno vilarejo em posição geográfica estratégica como exemplo.
By Design
Uma mulher se torna uma cadeira - e todo mundo parece preferí-la assim do que na sua versão humana. A brilhante sinopse de By Design já desperta curiosidade sozinha, mas quando soubemos que Juliette Lewis interpreta a tal mulher/cadeira, e que o elenco ainda conta com Mamoudou Athie, Melanie Griffith e Udo Kier... esse filme a gente não perde nem por decreto.
If I Had Legs I’d Kick You
Produzido pela A24 (você tinha alguma dúvida de que eles apareceriam por aqui?), esta dramédia temperada de ansiedade mostra o dia a dia de uma mãe solteira (Rose Byrne) cujas responsabilidades e revezes vão se acumulando ao ponto do delírio e da exaustão. Dirigido por Mary Bronstein, o longa ainda conta com A$AP Rocky e Conan O'Brien em papéis coadjuvantes.
Last Days
Depois de dirigir nada menos do que cinco filmes da franquia Velozes & Furiosos (e, de quebra, um Star Trek!), Justin Lin volta ao indie com esse filme baseado na história real de John Allen Chau (Sky Yang), um misssionário cristão radical que morreu ao tentar evangelizar uma das últimas tribos do planeta que permaneciam intocadas pela civilização ocidental.
Com Ken Leung (Industry), Naveen Andrews (Lost) e Ciara Bravo (Cherry) no elenco, Last Days promete tensão e profundidade.