Nomadland, drama da diretora Chloé Zhao (Os Eternos), levou o Leão de Ouro no Festival de Veneza deste ano. Estrelado por Frances McDormand, o longa acompanha uma mulher de 60 anos que perde tudo durante a recessão e passa a viver como uma espécie de nômade, fazendo trabalhos sazonais enquanto viaja pelo oeste americano (via Indie Wire).
Outro destaque entre os vencedores da competição é a atriz Vanessa Kirby, que levou o prêmio de Melhor Atriz por Pieces of a Woman. A produção, que foi adquirida pela Netflix, foca na jornada de uma mulher que perde o filho no parto e, então, como o incidente influencia o modo que toca sua vida daquele momento em diante.
Com Cate Blanchett como presidente do Júri, o Festival de Veneza foi o primeiro evento internacional de cinema a ocorrer presencialmente desde o início da pandemia do coronavírus - Cannes foi cancelado, enquanto Toronto e Nova York realizam versões virtuais. É claro, porém, que esta não foi uma edição comum. Além dos protocolos sanitários, as ausências de filmes americanos e da própria Hollywood foram sentidas, mas como consequência trouxeram também um cardápio mais diverso de filmes do mundo todo.
Confira a lista de vencedores na Competição:
- Leão de Ouro: Nomadland, de Chloé Zhao
- Leão de Prata (Grande Júri): New Order, de Michel Franco
- Leão de Prata de Melhor Diretor: Kiyoshi Kurosawa (Wife of a Spy)
- Melhor Atriz: Vanessa Kirby (Pieces of a Woman)
- Melhor Ator: Pierfrancesco Favino (Padrenostro)
- Melhor Roteiro: The Disciple, de Chaitanya Tamhane
- Prêmio Especial do Júri: Dear Comrades, de Andrei Konchalovsky
- Prêmio Marcello Mastroianni de Melhor Jovem Ator: Rouhollah Zamani (Sun Children)