Chihiro

Créditos da imagem: Studio Ghibli

Filmes

Notícia

Filho de Hayao Miyazaki fala que IA poderá fazer filmes em 2 anos

Mas ele garante que o Studio Ghibli é insubstituível

Omelete
2 min de leitura
04.04.2025, às 08H26.

Goro Miyazaki, filho de Hayao Miyazaki e que também trabalha no Studio Ghibli, falou à Agence France-Presse sobre inteligência artificial.

Miyazaki filho não citou diretamente a trend que pairou sob o estilo artístico do estúdio de seu pai, mas comentou como a tecnologia impressiona e como ela pode criar coisas no futuro próximo.

00:00/09:48
DEMOLIDOR: História COMPLETA do REI DO CRIME
Truvid
auto skip

"Não seria surpreendente se, em dois anos, houvesse um filme feito completamente por IA", disse ele, durante entrevista.

A entrevista foi concedida por Miyazaki, na verdade, dias antes da trend ser lançada a partir de uma atualização no ChatGPT. Mas, apesar de se impressionar com a IA, o filho de Miyazaki garante que as produções do Studio Ghibli são únicas. "Não é como se eles pudessem ser substituídos", disse, falando ainda de trabalhos marcantes do estúdio, como O Menino e a Garça, vencedor do Oscar de Melhor Animação em 2024.

Goro Miyazaki também destacou que o diferencial do Studio Ghibli é que ele produz animações com elementos adultos, pois seus principais criadores conheceram os horrores da guerra. Hayao Miyazaki e Isao Takahata, diretor de O Conto da Princesa Kaguya, falecido em 2018, foram citados pelo filho do diretor. "É isso que realmente torna o trabalho tão profundo. É impossível criar algo com o mesmo senso, abordagem e atitude que a geração do meu pai tinha", complementou.

Miyazaki criticou o uso de IA anos atrás

Em 2016, muito antes da OpenAI recriar o estilo do Studio Ghibli, Hayao Miyazaki, cocriador do estúdio e lendário cineasta japonês, criticou o uso de IAs para criar animações. Na ocasião, durante reunião na qual foi exibida uma demonstração, ele desaprovou o uso da tecnologia.

"Estou completamente enojado. Se você realmente quer fazer coisas assustadoras, pode ir em frente e fazer. Eu nunca desejaria incorporar essa tecnologia ao meu trabalho. Eu sinto fortemente que isso é um insulto à própria vida", disse o diretor.

O uso de IA para criar animações e outros elementos de obras, sejam audiovisuais ou não, tem sido uma das principais discussões da indústria cinematográfica. Diretores, atores, roteiristas e dubladores já se manifestaram a favor ou contra as ferramentas, um problema que ainda deve render por alguns anos.

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.