![]() |
Como se não bastasse o enorme fracasso de A Ilha nos Estados Unidos (internacionalmente, incluindo o Brasil ele até que está indo bem), o filme está sendo acusado de plágio pela produtora Clonus Associates. A empresa alega que a ficção científica com Ewan McGregor é cópia do longa The Clonus Horror.
Em A Ilha, uma co-produção da DreamWorks e Warner Bros, McGregor é um homem que descobre ser parte de uma colônia de clones criados para prover órgãos para transplantes. Em The Clonus Horror, lançado em 1979, Timothy Donnelly é um homem que descobre ser parte de uma colônia de clones criados para prover órgãos para transplantes. Entretanto, a lei determina que não se pode registrar direito autoral de uma idéia, apenas da execução da mesma. Por isso, o processo iniciado pela Clonus em Nova York mostra noventa pontos onde os dois filmes são idênticos.
Myrl Schreibman, co-produtor de The Clonus Horror e atualmente professor na Universidade da Califórnia, disse ter ficado chocado com as semelhanças. O processo alega que personagens, figurinos, cenas de ação e até enquadramentos são idênticos nos dois filmes. O diretor de The Clonus Horror, Robert Fiveson, foi alertado quanto às semelhanças quando perguntarem a ele se A Ilha era uma refilmagem.
A DreamWorks divulgou uma resposta oficial ao processo na qual declara que A Ilha foi criado de forma independente e que não infringe os direitos autorais de ninguém. Para Fiveson, no entanto, os filmes são tão iguais que possuem o mesmo DNA.
O processo pede a retirada do longa de Michael Bay dos cinemas e parte dos lucros do filme. A DreamWorks e a Warner têm vinte dias para responder ao processo, quando, então, um juiz vai determinar a continuidade do caso.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários