Decepcionado com As Passageiras? Veja bons filmes (e 1 série) de vampiras

Créditos da imagem: Da esq. para a dir.: A Filha de Drácula, Fome de Viver e Carmilla (Reprodução/Montagem Omelete)

Filmes

Lista

Decepcionado com As Passageiras? Veja bons filmes (e 1 série) de vampiras

As sanguessugas merecem melhor do que o thriller insatisfatório da Netflix

21.10.2021, às 14H40.
Atualizada em 22.10.2021, ÀS 15H34

Na história do vampirismo na ficção, as mulheres vieram antes dos homens. Carmilla, o grande clássico do vampirismo feminino, foi publicado por Sheridan Le Fanu em 1872, um quarto de século antes de Drácula, de Bram Stoker (que saiu em 1897). Desde então, as vampiras têm seguido os vampiros de perto também no cinema.

Para cada versão de Drácula, uma nova adaptação do livro de Le Fanu. Para cada Os Garotos Perdidos, que quis trazer o vampirismo para os “estilosos” anos 1980, um Fome de Viver. Para cada Crepúsculo, um Anjos da Noite. Enfim, você entendeu.

00:00/07:00
Truvid
auto skip

O problema é que, assim como os homens, as mulheres nem sempre acabam escaladas para bons filmes de vampiras. Daí os desastres como As Passageiras, lançado este mês pela Netflix - mas o antídoto é fácil: o Omelete listou abaixo sete produções (6 filmes, 1 série) de qualidade para ver as sanguessugas em ação.

A Filha de Drácula (1936)

Apesar de ter sido vendido como adaptação de um “capítulo perdido” de Drácula, o clássico de Stoker, este filme não tem nenhuma relação direta com qualquer material escrito pelo autor. Ao invés disso, acompanha a filha do Conde após a morte dele. Dividida entre resistir à sua sede de sangue e se entregar a ela, a personagem é apresentada como uma metáfora muito mal disfarçada da lesbiandade.

A intenção, lá nos anos 1930, era obviamente apresentar a preferência da Condessa por “vítimas” femininas como um desvio de índole imperdoável, mas o filme - com suas cenas de sedução inadvertidamente (ou não) hipnotizantes, e a performance sentida de Gloria Holden -  se tornou um verdadeiro clássico cult, inclusive entre o público LGBTQIA+.

Atração Mortal (1970)

Adaptação mais famosa de Carmilla para os cinemas, esta produção da lendária Hammer Films também tenta sublimar os temas lésbicos do livro de Le Fanu em uma mensagem moralista, mas em vão - no fim das contas, estamos todos torcendo pela vampira, vivida pela belíssima Ingrid Pitt nesta versão.

Na trama, Carmilla conhece e seduz a jovem Emma (Madeline Smith), filha do Sr. Morton (George Cole), que gentilmente a acolhe após ser “abandonada” pela mãe. O General Spielsdorf (Peter Cushing), pai de outra garota que ela matou, recruta o caçador de vampiros Barão Hartog (Douglas Wilmer) para capturá-la.

Fome de Viver (1983)

O inconfundível Tony Scott trouxe o vampirismo feminino para a era dos excessos com Fome de Viver, um clássico que conta com a lendária Catherine Deneuve na pele da vampira Miriam Blaylock. O rockstar David Bowie vive John, atual amante da protagonista, que logo percebe que a mordida de sua amada é mais uma maldição do que uma benção.

Inclua Susan Sarandon nessa mistura, como uma médica que tenta ajudar John mas também se vê seduzida por Miriam, e você tem um dos longas de vampiro mais estilosos e brilhantes de todos os tempos - além de um verdadeiro clássico bissexual, é claro. Disponível para aluguel e compra no iTunes e no Google Play.

Byzantium (2012)

Em um clima mais dramático e meditativo, este belo longa de Neil Jordan (Entrevista com o Vampiro) aborda a vida vampírica de Clara (Gemma Arterton) e sua filha, Eleanor (Saoirse Ronan). Desde o início do século XIX, elas fogem da organização de vampiros conhecida como Irmandade, cujas leis Clara violou para impedir a morte da filha e transformá-la.

Ambientado na Irlanda natal de Jordan e Ronan, o filme tem uma bela fotografia e personagens convincentes, reimaginando o vampirismo como uma espécie de salvação para os excluídos e maltratados da sociedade.

Amantes Eternos (2013)

O estilo inconfundível do cineasta Jim Jarmusch (Flores Partidas, Paterson) cria um filme de vampiro como nenhum outro, mergulhado no tédio existencial de uma vida que já se arrasta por séculos e na conexão inegável entre os amantes do título, Eve (Tilda Swinton) e Adam (Tom Hiddleston).

Casados há séculos, eles se reúnem em Detroit após Adam apresentar tendências suicidas que preocupam a esposa. É quando a irmã mais nova dela, Ava (Mia Wasikowska), aparece para desestabilizar o já delicado balanço do casal. Disponível para streaming no Amazon Prime Video e no Paramount+.

Garota Sombria Caminha Pela Noite (2014)

Levando o mito para uma história localizada no Irã, a diretora Ana Lily Armirpour realizou um dos filmes de vampiro mais interessantes dos últimos anos. Na trama, uma vampira de nome desconhecido (Sheila Vand) vive uma vida solitária até encontrar Arash (Arash Marandi), um jovem cheio de problemas.

Filmado em soturno preto e branco e brincando com “as muitas facetas do vampiro”, incluindo seu status como “serial killer, objeto de romance, historiador e viciado em drogas” (nas palavras da própria Amirpour), o filme é a pedida certa para quem não leva fé que ainda existam maneiras diferentes de mostrar a criatura nos cinemas.

Disponível para streaming no Globoplay.

Carmilla (2014-2016)

Completando o ciclo de obras vampíricas, o clássico Carmilla foi reimaginado de maneira bem contemporânea nesta websérie transmitida de graça no YouTube (veja aqui). Acima de qualquer coisa, o relacionamento entre a protagonista Laura (Elise Bauman) e a vampira Carmilla (Natasha Negovanlis) é retrabalhado, indo de predatório para genuinamente romântico.

Aqui, as duas são colegas de quarto na faculdade, onde estudam jornalismo. Quando misteriosos desaparecimentos começam a ocorrer no campus, Laura decide investigar, inicialmente suspeitando de Carmilla, mas depois descobrindo que a diretora da faculdade (Sharon Belle) pode ter algo sinistro a esconder.

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.