O carioca Gabriel Leone pode ser considerado um ator eclético. Após viver diversos personagens em produções nacionais e internacionais, o astro de 31 anos ganhou um novo desafio: interpretar Gabriel, o protagonista gaúcho de Barba Ensopada de Sangue, a adaptação do livro homônimo escrito por Daniel Galera.
- Gabriel Leone teve que usar barba falsa em novo filme - e a culpa foi de Michael Mann
- Barba Ensopada de Sangue | Daniel Galera diz que não se envolveu em adaptação
Em entrevista exclusiva ao Omelete no Festival de Gramado 2024, Leone afirmou ser interessado por desafios ao interpretar novos personagens. No caso de Barba Ensopada de Sangue, ele considerou essencial manter a essência do protagonista, que é natural de Porto Alegre e decide se mudar para o litoral de Santa Catarina.
"O sotaque é sempre um risco muito grande, né, porque afinal de contas você tá, não é o seu sotaque original, você tá representando, uma característica fundamental de um povo, de um estado, de cidades, enfim. Então eu sempre tenho muito cuidado com isso, por mais que eu goste de fazer", comentou.
"Eu tento sempre balancear isso na medida em que eu consiga dar a característica do personagem, botar ele contextualizado no lugar de onde ele veio, de onde ele pertence, mas sem que isso fique na frente, né, sem que isso fique no primeiro plano, chamando atenção pra isso."
Leone ainda comentou que buscou a ajuda de uma professora de prosódia para acertar no sotaque gaúcho. Um trabalho que, segundo o ator, durou algumas semanas.
"Foi um trabalho de trazer essas características mais marcantes, antes do sotaque de Porto Alegre, e de dosar isso, né, de escolher onde eu ia carregar um pouquinho mais, onde seria um pouquinho menos", completou.
Inspirado no livro de Daniel Galera, Barba Ensopada de Sangue acompanha um professor que busca pistas do sumiço do seu avô, uma figura misteriosa que virou um tipo de mito na cidadezinha de Garopaba (Santa Catarina), onde ele mora. O longa ainda não tem data para estrear no circuito comercial.