A atriz Cristina Pereira revelou neste domingo (11) um estupro que sofreu na infância durante a sua participação no Festival de Gramado. A artista protagoniza o novo filme de Anna Muylaert, O Clube das Mulheres de Negócios, que foi lançado no evento.
A declaração aconteceu durante um debate sobre o filme, em que o Omelete esteve presente, e causou forte emoção no público do festival. "É a primeira vez que falo isso em público, fui estuprada aos 12 anos quando ia para a escola", disse Pereira durante o encontro. "Cheguei no colégio e ninguém se preocupou, só queriam saber por que eu estava chegando atrasada."
A partir daqui, a nota conta detalhes do crime sofrido pela atriz.
Segundo Pereira, ela foi abusada sexualmente por um homem que fingia ser médico e que a abordou no caminho para a escola onde estudava, em São Paulo. Ela diz que o criminoso a abordou dizendo que queria entregar uma carta à escola, e usou esse argumento para isolá-la do público ao redor.
"Eu não sabia nada de sexo e não sabia o que aquele homem tinha feito comigo", afirmou a atriz. Pereira declara que não recebeu apoio nenhum da sua escola, um colégio de freiras, e da família, que a aconselhou a não se expor.
A atriz relatou o crime exatamente porque uma cena do filme envolve um acobertamento do tipo. No longa, a certa altura o personagem Candinho (Rafa Vitti) relata um abuso para a avó (Cristina Pereira) e a mesma o incentiva a esquecer do acontecido e não levar o assunto a diante.
Com a declaração, a atriz foi abraçada por Muylaert e os outros membros da equipe do filme, em sua maioria mulheres.
O Clube das Mulheres de Negócios acompanha Jongo, um fotógrafo renomado, e Candinho, um jovem e inexperiente jornalista, que chegam em um clube de campo decadente da alta sociedade de São Paulo, comandado por mulheres envolvidas com a Justiça. Suas chegadas no clube os farão repensar suas identidades e estreitar seus laços de amizade.
Integram o elenco Rafael Vitti, Luis Miranda, Cristina Pereira, Irene Ravache, Louise Cardoso, Katiuscia Canoro, Grace Gianoukas, Polly Marinho, Helena Albergaria, Shirley Cruz, Ítala Nandi, Maria Bopp, Verônica Debom, André Abujamra, Fernando Billi, Tales Ordakji, Nani de Oliveira e Clodd Dias.
O filme chega ao circuito comercial em novembro.