O documentário Grand Theft Hamlet chega ao catálogo da plataforma de streaming MUBI em 21 de fevereiro de 2025. Unindo teatro clássico, tecnologia e a cultura dos games, o filme oferece uma experiência única que convida tanto gamers quanto cinéfilos a explorarem uma narrativa interativa ousada.
Confira abaixo 4 motivos para assistir à produção:
1. Ideia inovadora
As obras de William Shakespeare já foram adaptadas muitas vezes para o teatro, o cinema e a televisão - mas você já viu Hamlet no GTA? É essa a proposta que os diretores de Grand Theft Hamlet, Pinny Grylls e Sam Crane, trazem para o filme, usando os seus avatares no jogo para encenar uma das peças mais famosas do dramaturgo inglês.
O filme acompanha Crane, Grylls e vários de seus amigos enquanto eles lutam para encontrar os cenários perfeitos, os atores perfeitos e o momento perfeito para fazerem sua grande estreia, lutando contra limitações técnicas do jogo e - é claro - distrações típicas do universo violento de Grand Theft Auto.
Uma coisa é certa: você nunca viu Shakespeare assim.
2. Prato cheio para cinéfilos e gamers
Você curte inovações cinematográficas, e está de olho naqueles filmes independentes que podem realmente te surpreender? Grand Theft Hamlet, um dos primeiros documentários filmados inteiramente em um ambiente virtual, com certeza cumpre todos os requisitos.
Agora, você passa o seu tempo livre experimentando novos jogos, explorando ambientes digitais como o de GTA Online, e testando os limites do que a mídia inovadora dos videogames pode oferecer? Grand Theft Hamlet, é claro, também é perfeito para você.
A grande jogada do filme, na verdade, está justamente em como ele une essas duas comunidades em torno da vontade de contar uma história de forma nova e criativa. Afinal, cinéfilo ou gamer (ou os dois!), é disso mesmo que a gente gosta.
3. Filme elogiado e premiado
A gente sabe que você sempre fica de olho nos grandes festivais de cinema e premiações para ter uma dica do que vale a pena assistir, então presta atenção: Grand Theft Hamlet é um dos documentários mais prestigiados dos últimos anos.
A estreia mundial do filme, no SXSW Film Festival, já rendeu um prêmio de Melhor Documentário. Depois disso, o filme passou por todo o mundo em festivais prestigiados no circuito documental, como o CPX: DOX (em Copenhague, na Dinamarca) e o Hot Docs (em Toronto, no Canadá).
Grand Theft Hamlet também foi premiado no Festival de Vancouver (com o Audience Award, votado pelo público), no Festival de Sitges (Melhor Documentário) e no British Independent Film Awards (onde levou Melhor Estreia na Direção e o Maverick Award, para inovações cinematográficas). Não dá para perder, né?
4. A cara da MUBI
Se você já é assinante da MUBI, sabe que a plataforma é especializada em trazer para o catálogo produções inovadoras e de qualidade, que se tornam rapidamente favoritas entre o público cinéfilo - enfim, uma curadoria impecável!
Grand Theft Hamlet é mais uma produção que é a cara da plataforma de streaming, seja por sua premissa curiosa, por sua proposta de unir comunidades ou por sua carreira de sucesso em festivais e premiações.
Se você é fã dos títulos da plataforma, essa é sem dúvida mais uma pedida certeira. E, cá entre nós: como não ser, não é mesmo?
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários