Mario Tama (Getty Images via AFP)

Créditos da imagem: Mario Tama (Getty Images via AFP)

Filmes

Notícia

Greve em Hollywood: Quais pontos mais impactaram o fim da paralisação

IA "zumbi" e "Frankenstein": Veja os principais entraves na greve dos atores

Omelete
2 min de leitura
09.11.2023, às 20H22.
Atualizada em 10.11.2023, ÀS 10H37

O chefe das negociações do SAG-AFTRA (sindicato dos atores de Hollywood), Duncan Crabtree-Ireland, revelou detalhes do entrave que atrasou o fim da greve. Segundo ele, o sindicato queria impedir o uso de Inteligências Artificiais apelidadas de "zumbi" e "Frankenstein".

IA "zumbi" é como chamam a tecnologia que permite “reviver” atores com o uso da ferramenta, enquanto a IA "Frankenstein" é a tecnologia que usa parte do corpo de atores para criar uma pessoa que não existe. 

“Se você quiser usar o sorriso de Brad Pitt e os olhos de Jennifer Aniston, ambos terão direito de consentimento”, disse Crabtree-Ireland à Variety.

Outra integrante do comitê comemorou a conquista que impede o uso considerado perigoso da ferramenta. “Isso era o que precisávamos acertar”, disse Caitlin Dulany. “E definitivamente sentimos que sim. Eu realmente acredito que nossos membros se sentirão seguros e protegidos com o que temos.”

O Comitê do SAG-AFTRA aprovou o acordo por unanimidade nesta noite, conforme anunciado pelo sindicato. Com isso, a paralisação da categoria chegou ao fim às 00h01 de 9 de novembro, no horário de Los Angeles (5h01 no horário de Brasília).

Até os últimos dias de negociação entre o sindicato e os estúdios, a grande discordância era sobre o uso de inteligência artificial nas produções. No último sábado, dia 4, a AMPTP entregou o documento que descreveu como a "última, melhor e final proposta", sinalizando que se as negociações não fossem concluídas, as novas conversas aconteceriam apenas no ano que vem. Essa decisão afetaria ainda mais o calendário de lançamentos de Hollywood. 

A paralisação não só barrava as filmagens de muitos projetos que contam com intérpretes filiados ao SAG, como também impedia a participação desses atores em eventos de imprensa para filmes que já estão completos.

O SAG-AFTRA também contava com a pressão adicional por parte dos roteiristas, que deflagraram greve em maio, mas chegaram a um acordo para a revisão dos contratos em outubro. Com o fim da paralisação dos roteiristas, algumas produções já retomaram as atividades.

*************

Faça parte da nossa comunidade: Temos bastidores no Canal do WhatsApp, entre no debate no Telegram e acompanhe a gente também no YouTube (youtube.com/omeleteve)

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.