Amigo de longa data de Alfonso Cuaron, o diretor Guillermo del Toro usou o Twitter para dar as suas impressões sobre Roma, novo filme de Cuaron que tem grandes chances de levar ao menos um Oscar neste ano. Confira:
10 personal musings about ROMA.
— Guillermo del Toro (@RealGDT) January 14, 2019
1) The opening shot suggests that earth (the shit-infested ground) and heaven (the plane) are irreconcilably far even if they are joined -momentarily- and revealed, by water (the reflection). All truths in ROMA are revealed by water.
10 reflexões pessoais sobre ROMA:
1) A cena de abertura sugere que a terra (o chão infestado de merda) e o paraíso (o avião) estão irreconciliavelmente longe, mesmo quando estão juntos - momentaneamente - pela água (o reflexo). Todas as verdades de ROMA são reveladas pela água.
2) These planes of existence, like the separation within classes in the household cannot be broached. The moments the family comes "closer" are fleeting... "She saved our lives" is promptly followed by "Can you make me a banana shake?"
— Guillermo del Toro (@RealGDT) January 14, 2019
2) Esses planos de existência, como a separação de classes dentro da casa, não podem ser abordados. Os momentos em que a família se aproxima são fugazes... "Ela salvou as nossas vidas" é rapidamente seguido por "você pode fazer um shake de banana?"
3) In my view, Cleo's "silence" is used as a tool for her dramatic arch- that leads to her most intimate pain being revealed, by water - again- after the Ocean rescue: "I didn't want her to be born" Cleo surpasses and holds her emotions in silence until they finally pour out
— Guillermo del Toro (@RealGDT) January 14, 2019
3) Na minha visão, o "silêncio" de Cleo é usado como uma ferramenta para o arco dramático dela - que leva para a revelação da sua dor mais íntima, pela água novamente, depois do resgate no oceano: "não queria que ela nascesse". Cleo supera e guarda suas emoções em silêncio até que finalmente elas saem
4) One key moment, precisely crafted is Cuaron's choice to have Cleo's water break just as the violence explodes and her boyfriend breaks into the store holding both a gun and a "Love Is..." T shirt. The baby will be stillborn.
— Guillermo del Toro (@RealGDT) January 14, 2019
4) Um momento-chave, precisamente criado, é a escolha de Cuaron de ter a bolsa de Cleo romper assim que a violência explode e o namorado dela entra correndo na loja segurando uma arma e uma camiseta, escrito "amor é...". O bebê será natimorto.
5) In every sense, ROMA is a Fresco, a Mural, not a portrait. Not only the way it is lensed but the way it "scrolls" with long lateral dollies. The audio visual information (context, social unrest, factions & politics / morals of the time) exists within the frame to be read.
— Guillermo del Toro (@RealGDT) January 14, 2019
5) Em todos os sentidos, Roma é um afresco, um mural, não um retrato. Não apenas pelos ângulos, mas pelo modo como desliza com longos dollies laterais. A informação audiovisual (contexto, inquietação social, facções e política/moral da época) existe dentro do frame para ser lido.
6) It seems to me that the fact that Cuaron and Eugenio Caballero BUILT several blocks (!) of Mexico City in a giant backlot (sidewalk, lampposts, stores, asphalted streets, etc) is not well-known. This is a titanic achievement.
— Guillermo del Toro (@RealGDT) January 14, 2019
6) Tenho a impressão que o fato de Cuaron e Eugenio Caballero terem CONSTRUÍDO vários quarteirões da Cidade do México (calçadas, postes de luz, lojas, ruas asfaltadas, etc) não é tão conhecido. Essa é uma conquista do tamanho do Titanic.
7) The Class stratas are represented in the film not only in the family but within the family and the land-owning relatives and even between Fermin and Cleo- when he insults her in the practice field.
— Guillermo del Toro (@RealGDT) January 14, 2019
7) Os estratos sociais são representados no filme não apenas na família, mas dentro da relação entre a família e os parentes donos da terra e até entre Fermin e Cleo - quando ele a insulta em um espaço de treinamento.
8) ROMA cyphers much of its filmic storytelling through image and sound. When viewed in a theatre, it has one of the most dynamic surround mixes. Subtle but precise.
— Guillermo del Toro (@RealGDT) January 14, 2019
8) Roma resume muito da sua narrativa cinematográfica através da imagem e do som. Quando visto em um cinema, ele tem uma das trilhas sonoras mais dinâmicas. Sutil, mas precisa.
9) Everything is cyclical. That's why Pepe remembers past lives in which he has belonged to different classes, different professions. Things come and go- life, solidarity, love. In our loneliness we can only embrace oh, so briefly by the sea.
— Guillermo del Toro (@RealGDT) January 14, 2019
9) Tudo é cíclico. É por isso que Pepe lembra de vidas passadas em que ele pertenceu a diferentes classes, diferentes profissões. As coisas vem e vão - vida, solidariedade, amor. Na nossa solidão, conseguimos abraçar tão pouco do mar.
10) The final image rhymes perfectly with the opening. Once again, earth and heaven. Only Cleo can transit between both. Like she demonstrates in the Zovek scene, only she has grace. We open the film looking down, we close looking up- but the sky, the plane, is always far away.
— Guillermo del Toro (@RealGDT) January 14, 2019
10) A imagem final rima perfeitamente com a abertura. De novo, terra e paraíso. Somente Cleo consegue transitar entre os dois. Como ela demonstra na cena de Zovek, só ela tem graça. Abrimos o filme olhando para baixo e o finalizamos olhando para cima - mas o céu, o avião, está sempre distante.